Topo

Ensino médio

Artes - Movimento surrealista

Valéria Peixoto de Alencar

Movimento surrealista

Objetivos

1) Aprofundar o estudo sobre o movimento surrealista;

2) Utilizar a colagem como técnica na produção de obras.

Comentário introdutório

O movimento surrealista preocupava-se em trabalhar a linguagem do inconsciente, dos sonhos. Não o sonho no sentido de desejo, como por exemplo: "sonho com um mundo melhor", mas o sonho como o momento em que os elementos do nosso inconsciente afloram para a consciência.

Material

  • O texto Surrealismo, do site Educação é um bom ponto de partida.
  • Revistas antigas, tesoura, cola e papel canson.

 

Estratégias

1) Leitura e interpretação do texto sugerido.


2) O professor deve levar para a sala de aula imagens de outros artistas surrealistas para que os alunos façam a análise do material. Os alunos também deve trazer outros materiais para uso na atividade.

3) Esclarecer o que é essa imagem do inconsciente, dos sonhos, da imaginação, o "não real", o que não tem lógica aparente.

4) Propor atividade prática.

Atividade

Os alunos realizarão sua obra surrealista. Pode ser a representação de um sonho que tiveram, uma imagem crítica da realidade ou até um tema proposto pelo professor.


Para realizar a obra, utilizarão a técnica da colagem. Eles devem ter em mente a imagem que irão representar e recortar das revistas para realizar a composição.

Lembrar aos alunos que eles precisam se preocupar em fazer representação que fujam do real, da lógica aparente. Por isso, a importância de se trabalhar a leitura de obras de diversos artistas surrealistas.

Sugestões e dicas

A leitura de imagem deve ser um exercício de mediação. Escute o que os alunos interpretam antes de dar as informações sobre a obra. Pode ser interessante a interdisciplinaridade com as disciplinas de História e Português para melhor contextualizar o movimento. 

Ensino médio