Artes - Rubem Valentim e a cultura afro-brasileira
Rubem Valentim e a cultura afro-brasileira
Objetivos
- Estudar as obras de Rubem Valentim.
- Elaborar desenhos ou pinturas que sintetizem elementos do contexto cultural dos alunos.
Comentários
Rubem Valentim criou uma forma muito peculiar de representar elementos da cultura afro-brasileira, especialmente a religiosidade. Esta aula propõe que os alunos conheçam o trabalho do artista e também elementos da cultura afro - e busquem, então, maneiras de sintetizar, por meio de desenhos e pinturas, objetos presentes em seu próprio contexto cultural.
Material
O texto sobre Rubem Valentim pode se utilizado como ponto de partida para o estudo.
Estratégia
- itura e interpretação do texto.
- Leitura de imagens que estão no texto e de outras que o professor leve para a sala de aula, inclusive imagens (e objetos, se possível) dos elementos sintetizados por Valentim, relacionados aos cultos do candomblé e da umbanda.
- Os alunos deverão pesquisar e apresentar objetos que façam parte de seu contexto cultural (escola, família, bairro, religião, língua...) e que eles considerem importantes, representativos.
Atividade
A partir das discussões sobre o trabalho de Valentim e da apresentação dos objetos pelos alunos, eles deverão elaborar, individualmente, uma composição em que um ou mais objetos sejam representados de maneira sintetizada, sempre a partir da geometrização das formas.
Depois do desenho pronto, é o momento mais importante: a apresentação e discussão sobre os trabalhos. Dessa forma, conceitos como construtivismo, concretismo, síntese e signos serão esclarecidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.