Topo

Ensino médio

Artes - Sentidos e memória

Valéria Peixoto de Alencar

Sentidos e memória

Objetivos

1. Trabalhar os sentidos (menos a visão).

2. Exercitar a memória visual através dos outros sentidos.

Comentários

Vivemos num universo bombardeado de imagens: televisão, outdoors, revistas, etc. Diante de tantas imagens, acabamos esquecendo que somos dotados de cinco sentidos, deixando os outros quatro de lado. Estimular o olfato, o tato, a audição e o paladar pode ser um ótimo ponto de partida para um trabalho de arte contemporânea.

Material

Textos sobre arte contemporânea, que podem ser encontrados no UOL Educação, devem ser utilizados como referências para a produção dos trabalhos.

Para a atividade:

- 4 embalagens pequenas para colocar os "cheiros".

- 4 recipientes para colocar os objetos tateáveis (as embalagens, se transparentes, devem ser forradas com papel escuro; os recipientes podem ser caixas de sapato, com tampa, ou sacos de pano; também podem ser usadas vendas nos olhos).

- Sugestões de "cheiros": sabonete, massa de modelar ou giz de cera, café, erva-doce ou erva-cidreira, essências diversas, cravo, canela, etc.

- Sugestões de objetos tateáveis: bolas de gude, grãos, algum metal (talher, ferramenta ou placa), pentes, tecidos, objeto fisioterápico (bolinhas fofinhas), etc.

Estratégias

- Leitura e interpretação dos textos.

- Discussão sobre os nossos sentidos.

- Imagens de diversos trabalhos de arte contemporânea.

Atividade

A partir do olfato e do tato (e da audição, caso os objetos tateáveis produzam sons), os alunos irão realizar um trabalho que pode ser pintura, escultura, instalação, etc., levando em consideração a memória visual que os outros sentidos aguçaram.

Ensino médio