Topo

Ensino médio

Artes - Brecheret

Valéria Peixoto de Alencar

Brecheret

Objetivos

1) Conhecer a vida e obra do artista.

2) Entender a idéia de "simplificação das formas" proposta pelo modernismo e presente na escultura de Brecheret.

3) Trabalhar o conceito de obra pública.

Comentários

Brecheret é o principal escultor modernista brasileiro. Seria interessante que esta aula acontecesse depois que os alunos já tivessem começado a estudar o modernismo na Europa e seus desdobramentos no Brasil, culminando na Semana de Arte Moderna de 1922.

Também é importante, dependendo da faixa etária, deixar clara a diferença ente pintura e escultura e mostrar as diferentes possibilidades de matérias para se fazer uma escultura.

Material

O texto Brecheret no site Educação pode servir de base para o trabalho.

Estratégias

1) Rememorar o que os alunos já estavam vendo sobre o modernismo no Brasil.

2) Falar sobre o que é uma escultura.

3) A partir da leitura do texto sugerido, propor exercícios de interpretação, como, por exemplo, elaborar uma linha do tempo coletiva, onde os alunos destaquem momentos importantes da vida da artista e acontecimentos no Brasil e no mundo.

Atividades

1) Leitura de obra. Pode ser das que aparecem no texto ou outras que o professor tenha.

2) Desenhar, ou se possível, esculpir, objetos simplificando o máximo possível, valendo-se da geometria.

3) Fotografar obras públicas, dependendo da cidade pode haver em maior ou menor número, mas depois, sugerir uma exposição destas fotos.

Sugestões

1) Atividades extra-classe como visita a um museu.

2) Pesquisar as obras e a vida dos artistas citados no texto.

Ensino médio