Alimentação e qualidade de vida





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

1) Observar a pirâmide alimentar para reconhecer a importância de uma alimentação balanceada.

2) Analisar situações-problema.

3) Elaborar dieta específica para determinadas situações.

Comentário introdutório

Atualmente se fala muito em qualidade de vida e, nesse contexto, encontram-se a alimentação e a variedade de produtos encontrados em supermercados, fast food, etc. É necessário que os alunos percebam e analisem criticamente a qualidade dos alimentos, bem como aqueles que o organismo necessita para o seu bom funcionamento.

Materiais

  • Imagem da pirâmide alimentar, preferencialmente colorida para cada dupla de alunos.
  • tiras de papel elaborada com situações-problema para cada dupla de alunos.

Estratégias

1) O professor deverá organizar a sala em duplas e, em seguida, pedir para que elas analisem a pirâmide alimentar recebida. Cada dupla deverá discutir e refletir sobre sua dieta, analisando se está balanceada ou não.

2) O professor deve dar um parecer rapidamente sobre a importância de se consumirem diariamente diferentes alimentos, dizendo a principal função de cada grupo representado na pirâmide.

3) Em seguida, orientará a atividade de construção de uma dieta para situações-problema diferenciadas. Para isso o professor entregará para cada dupla uma situação diferente, veja exemplos abaixo:

a) Idoso de 70 anos com diabete e pressão alta.

b) Mulher grávida de 30 anos

c) Criança de oito meses

d) Adolescente

e) Maratonista

f) Vegetariano

g) Obeso, etc.

4) Solicitar aos alunos que construam um cardápio de uma semana específico para a pessoa. Este deverá conter: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Vale lembrar a necessidade de se utilizar a pirâmide alimentar, a fim de nortear sua elaboração do cardápio.

5) A análise do cardápio deverá ser da seguinte forma: o professor solicitará que uma aluno leia apenas um dia do cardápio específico e que o restante da sala preste muita atenção para que possa questionar e/ou analisar a ausência de algum tipo de alimento, objetivando a compreensão da importância da variedade de alimentos e nutrientes para o bom funcionamento do organismo e, conseqüentemente, uma melhora na qualidade de vida.

Sugestões e dicas

Pedir aos alunos que leiam o texto Alimentação;Temperatura do corpo, gorduras, carboidratos e proteínas, no site Educação, do UOL.

O professor poderá solicitar que os alunos criem um perfil mais detalhado para a situação recebida, como por exemplo, mulher grávida de sete meses, com30 anos e 70Kg, com pressão alta, etc., criando assim um personagem.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)

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