Ciências - Alimentos ricos em proteína
Alimentos ricos em proteína
Objetivos
1) Observar e identificar alimentos ricos em proteínas.
2) Realizar um experimento, elaborando hipóteses, de modo a vivenciar o método científico.
Comentário introdutório
A proteína é o alimento de que mais necessitamos para a nossa sobrevivência, pois é responsável pelo nosso crescimento, reposição de material gasto e/ou células perdidas, pelas reações químicas que aceleram o metabolismo, favorecidas pelas enzimas, e pela defesa do corpo realizada pelos anticorpos. Portanto, precisamos consumi-la com freqüência em nosso cotidiano e para isso necessitamos reconhecer quais alimentos apresentam esse nutriente.
Materiais
- 8 tubos de ensaio
- estante para tubos de ensaio
- escova para limpeza dos tubos
- almofariz com pistilo
- proveta
- reagente de Biureto
- papel absorvente
Procedimentos
1) O professor deverá ter falado sobre a proteína e sua importância e solicitar com antecedência para os alunos trazerem alimentos ( 8 diferentes, no mínimo em cada grupo) em que gostariam de comprovar a presença ou ausência de proteína. É necessário que se tenha um alimento de controle, como o leite, por exemplo.
2) O professor deverá separar previamente os materiais descritos em cada bancada no laboratório ou em outro espaço adequado e formar grupos de cinco alunos cada um.
3) Orientar os alunos quanto ao tipo de alimento, pois se este for líquido ou cremoso, como é o caso do leite e iogurtes, respectivamente, é necessário somente sua medição na proveta e em seguida sua transferência para o tubo de ensaio.
4) Quando o alimento for sólido, o aluno deverá colocá-lo no almofariz, acrescentar um pouco de água e, com o pistilo triturá-lo, dissolvendo-o. Em seguida deverá acrescentar na proveta, medir e por fim transferir ao tubo de ensaio.
5) Observar a coloração inicial de cada tubo com os respectivos alimentos. Vale lembrar que conforme os tubos de ensaio estão sendo preparados, é necessário que ocorra o registro, como por exemplo:
Tubo 1 - Leite
Coloração inicial: .............
Coloração final (após o reagente): ......................
Observações: ...........
Tubo 2 - Carne + água
Coloração inicial: .............
Coloração final (após o reagente): ......................
Observações: ...........
6) O aluno deverá pingar 10 gotas do reagente para cada 5ml de solução que se encontra no tubo de ensaio. Vale lembrar que, em virtude do rigor científico, é necessário que a quantidade dos alimentos não varie. Todos deverão ter 5 ml, por exemplo.
7) Em seguida o grupo observará se houve ou não mudança de cor no líquido, registrando as informações. Deverá comparar o que obteve com o alimento de controle, a fim de observar qual apresenta a proteína.
8) Após o experimento, o grupo deverá elaborar um relatório contendo:
a) Objetivos
b) Materiais:
c) Procedimentos;
d) Resultados;
e) Conclusão;
f) Bibliografia.
Sugestões e dicas
1) O professor poderá estimular os alunos a fim de que busquem informações sobre os diferentes tipos de proteínas (anticorpos, enzimas, etc.) e suas diferentes funções.
2) Também poderá analisar a pirâmide alimentar, comparando a quantidade de proteínas, vitaminas, carboidratos, etc.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.