Como ler rótulos





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

  • Estimular a curiosidade e analisar as diferentes informações encontradas nos rótulos dos alimentos.
  • Aprender noções sobre o uso da linguagem científica específica dos rótulos dos alimentos, observando, comparando e avaliando as informações.
  • Discutir, levantar hipóteses e buscar informações em diferentes fontes.

Comentários

Os rótulos dos diferentes produtos encontrados nos supermercados apresentam, atualmente, muitas informações. Não sabemos o significado de algumas, como, por exemplo, o novo símbolo acrescentado nos produtos que contêm soja transgênica, ou outros termos existentes: gordura trans, glúten, corante, acidulante, espessante, light, diet, etc. É imprescindível, portanto, que esse assunto seja levado aos alunos, para que se informem, esclareçam suas dúvidas e possam consumir os alimentos de forma consciente.

Materiais

  • Diferentes rótulos de alimentos trazidos pelos alunos.
  • Caixa pedagógica: o professor deverá separar previamente diversas fontes (livros, revistas, textos impressos da Internet, dicionário, etc.), a fim de que os alunos possam consultar as definições que serão estudadas.

Estratégias

1) Solicitar aos alunos que guardem os rótulos dos alimentos consumidos ao longo de uma semana.

2) Combinar uma data para que os alunos tragam os rótulos.

3) Pedir para que formem grupos de três e coloquem todos os rótulos espalhados sobre a carteira ou mesa de trabalho. Em seguida, eles devem classificar os rótulos quanto a um determinado critério, como, por exemplo, "0% de gorduras trans". A partir daí, discutirão sobre esse critério, anotando as conclusões.

4) Em seguida, os alunos discutem alguns termos escolhidos pelo professor e anotam em seus cadernos as possíveis definições.

5) Os alunos devem ser orientados para utilizar a caixa pedagógica, comparando suas próprias definições com as encontradas nas diversas fontes selecionadas pelo professor.

6) O educador deverá certificar-se de que os conceitos foram assimilados, discutindo com a sala e registrando, por meio de um mapa conceitual, as definições mais importantes.

Dicas

1) O mesmo procedimento poderá ser utilizado com diferentes segmentos de produtos, como, por exemplo, de limpeza, de higiene pessoal, etc.

2) Durante a atividade, outras informações dos rótulos podem ser observadas: data de validade, forma de conservação e armazenamento do produto, etc.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).

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