Ecossistemas





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

1) Reconhecer os diferentes ecossistemas brasileiros.

2) Diferenciar e relacionar as características marcantes de cada ecossistema.

Comentário introdutório

O Brasil é um país rico em biodiversidade e este apresenta diferentes ecossistemas com características marcantes e muitas vezes desconhecidas pelos próprios brasileiros. Faça seus alunos embarcarem nesta viagem para descobrir os diferentes ecossistemas brasileiros.

Ponto de partida

Leitura dos textos referentes aos ecossistemas brasileiros: Mata Atlântica, Mata de Araucárias, Manguezal e restinga, Pantanal, Pampas e Mata de cocais.

Estratégias

1) Depois da leitura dos textos, o docente deverá separar a sala em grupos. Cada um deles vai se responsabilizar por um ecossistema.

2) Cada grupo deverá localizar estes ecossistemas em suas respectivas regiões. Pesquisar em outras fontes, como livros, revistas, Internet, a fim de descobrir a fauna, a flora, o clima, o relevo, os problemas ambientais do ecossistema pesquisado.

3) Baseados na pesquisa, os grupos planejarão a montagem de uma maquete "ecológica", ou seja, representarão o seu ecossistema através de uma maquete. Naturalmente, esta deverá ser confeccionada com materiais recicláveis e/ou biodegradáveis. É bom salientar que o uso de isopor está proibido.

4) É importante que o professor programe algumas aulas para a execução da maquete, pois assim poderá orientar os grupos tanto em relação aos materiais, quanto às características predominantes de cada ecossistema.

Produto final:

Ao final, cada grupo apresentará sua maquete para a sala, dizendo a quais Estados pertencem o ecossistema, a flora (se é densa ou não, se recebe muita luz, se o solo é rico em nutrientes ou não, as adaptações de algumas plantas, plantas características desse ecossistema, etc.), a fauna típica da região (alguns hábitos alimentares, adaptações, etc.), o clima e o relevo e os problemas ambientais e as possíveis soluções. As maquetes podem posteriormente ser exibidas na biblioteca ou em outro lugar da escola para serem vistas por outras turmas.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).

UOL Cursos Online

Todos os cursos