Topo

Ensino médio

Ciências - Estimulando o olfato

Cristina Faganeli Braun Seixas

Estimulando o olfato

Objetivos

  • Estimular o olfato.
  • Reconhecer diferentes odores.

Comentários

Dentre os sentidos, o olfato é altamente específico, pois a capacidade de percepção dos odores varia de indivíduo para indivíduo, além de o mesmo odor provocar reações diversas, prazerosas ou não, em diferentes pessoas.

Saliente-se que a memória olfativa é fundamental na relação entre o indivíduo, o ambiente que o cerca e os odores característicos.

Material

Aluno 01:

Odor 1: perfumeOdor 2: catchupOdor 3: maioneseOdor 4: pimentaOdor 5: sabonete
     
     
     

Aluno 02:

Odor 1: mostardaOdor 2: ovoOdor 3: perfumeOdor 4: alhoOdor 5: canela
     
     
     

Observação:

os alunos não devem ter conhecimento prévio dos produtos a serem reconhecidos; e alguns odores devem ser alterados para os cinco alunos, conforme exemplo acima. Portanto, cada grupo precisa contar com, no mínimo, 20 odores diferentes.

Dica

O professor pode solicitar, depois do experimento, uma pesquisa sobre "memória olfativa".Copos plásticos (de café); vendas (para cobrir os olhos); perfumes; catchup; mostarda; pimenta; maionese; canela; cravo; orégano; ovo cozido; sabonete; alho; cebola; abacaxi; etc.

Estratégias

1) Dividir a sala em grupos de 5 alunos. Cada aluno deve colocar a venda e tentar descobrir os diferentes odores que se encontram, separadamente, nos copos plásticos.

2) Enquanto isso, os outros integrantes do grupo marcam com um "x" na tabela (veja abaixo uma sugestão de modelo) quais odores foram identificados pelo colega.

Ensino médio