Importância do solo





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

1) Perceber a importância do solo para a sobrevivência dos diferentes seres vivos;

2) Realizar um experimento científico e elaborar hipóteses no decorrer do processo;

3) Reconhecer os diferentes tipos de solo, relacionando-os ao desenvolvimento de determinadas culturas.

Comentário introdutório

O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre. Ele foi se formando através da ação de agentes do meio, como por exemplo, sol, chuva, calor etc., que assim transformaram as rochas em terra.

Há diferentes tipos de solos, entre eles o arenoso, argiloso, calcáreo e humífero.

Estratégias

1) O ponto de partida será a leitura do texto Solo - Sem ele, o mundo seria uma selva de pedra, do site Educação.

2) Posteriormente, o professor deverá abordar com seus alunos se eles conhecem algum outro tipo de solo. A partir desse levantamento, verificar hipóteses das diferenças entre os mesmos.

3) O professor providenciará alguns tipos de solo, colocando-os separadamente sobre a folha de sulfite. O objetivo é que os alunos observem, com o auxílio da lupa, a textura, a quantidade de água ou a retenção, a cor, que sintam o cheiro etc.

4) Pode-se realizar diversos procedimentos com os diferentes tipos de solo. Por exemplo: plantar feijão ou outra semente e verificar se há diferença de crescimento. Vale lembrar que as outras variáveis devem ser iguais para todos (iluminação, local, quantidade de água etc.), modificando-se apenas o solo.

Materiais

  • Folhas de sulfite branca ou outro papel de cor clara;
  • Solos arenoso, argiloso, humífero, etc.;
  • Lupa.

 

Sugestões e dicas

Juntamente com o professor de Matemática, pode-se elaborar gráficos a fim de organizar os dados coletados (crescimento, por exemplo) em diferentes solos.


Outra sugestão é realizar uma produção plástica juntamente com o professor de Artes, utilizando a areia e a argila, entre outros.

O professor poderá ainda aprofundar o assunto, solicitando uma pesquisa sobre a produção de vidro para que os alunos descubram a matéria-prima utilizada.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade 1 - Osasco).

UOL Cursos Online

Todos os cursos