Liberação de gás carbônico durante a respiração





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

- Através da experimentação, relacionar o ar expirado com a presença do gás carbônico.

- Associar que o ar inspirado é rico em gás oxigênio.

- Levantar hipóteses, validando-as ou não através da observação e da constatação dos fatos.

Comentários

A respiração pulmonar ocorre através dos movimentos de inspiração e expiração. A inspiração promove a entrada de ar nos pulmões através da contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas se elevam, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões. A expiração promove a saída do ar dos pulmões, devido ao relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar. Este processo recebe o nome de "hematose".

Materiais

- cal virgem;

- canudos;

- tubo de ensaio;

- estante para tubos de ensaio;

- água;

- filtro de papel;

- suporte para o filtro;

- bomba de ar;

- pipeta.

Estratégias

1) Primeiramente deve-se fazer, com antecedência, uma solução de água com cal, filtrá-la e deixá-la decantar.

2) Organizar os alunos em grupos e orientá-los quanto ao procedimento a ser seguido.

3) No dia seguinte, o professor fornecerá um canudo e água de cal para cada grupo, colocando a água em um tubo de ensaio (por meio da pipeta).

4) Um aluno deverá assoprar, através do canudo, a água com cal, enquanto o grupo anota o que ocorre.

5) A seguir, o professor passará nos grupos com um tubo de ensaio contendo água de cal - e fará a mesma demonstração, mas utilizando a bomba de ar. Os alunos observam e anotam o resultado.

6) Deverá ser realizado o seguinte questionamento: por que, no primeiro caso, ocorreu alteração na água, enquanto que no segundo não?

7) As possíveis hipóteses devem ser analisadas com os alunos. Estes devem chegar à conclusão de que o ar expirado através do canudo é rico em gás carbônico, enquanto que o ar no interior da bomba é rico em gás oxigênio. E, portanto, o gás carbônico reage com a água de cal, tornando-a turva (branca).

8) Os alunos anotam as conclusões, por meio de desenhos ou esquemas, nos cadernos.

Dica

É interessante que o professor entregue um roteiro aos alunos, para facilitar o registro e o entendimento. 

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).

UOL Cursos Online

Todos os cursos