Ciências - Liberação de gás carbônico durante a respiração
Liberação de gás carbônico durante a respiração
Objetivos
- Através da experimentação, relacionar o ar expirado com a presença do gás carbônico.
- Associar que o ar inspirado é rico em gás oxigênio.
- Levantar hipóteses, validando-as ou não através da observação e da constatação dos fatos.
Comentários
A respiração pulmonar ocorre através dos movimentos de inspiração e expiração. A inspiração promove a entrada de ar nos pulmões através da contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas se elevam, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões. A expiração promove a saída do ar dos pulmões, devido ao relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar. Este processo recebe o nome de "hematose".
Materiais
- cal virgem;
- canudos;
- tubo de ensaio;
- estante para tubos de ensaio;
- água;
- filtro de papel;
- suporte para o filtro;
- bomba de ar;
- pipeta.
Estratégias
1) Primeiramente deve-se fazer, com antecedência, uma solução de água com cal, filtrá-la e deixá-la decantar.
2) Organizar os alunos em grupos e orientá-los quanto ao procedimento a ser seguido.
3) No dia seguinte, o professor fornecerá um canudo e água de cal para cada grupo, colocando a água em um tubo de ensaio (por meio da pipeta).
4) Um aluno deverá assoprar, através do canudo, a água com cal, enquanto o grupo anota o que ocorre.
5) A seguir, o professor passará nos grupos com um tubo de ensaio contendo água de cal - e fará a mesma demonstração, mas utilizando a bomba de ar. Os alunos observam e anotam o resultado.
6) Deverá ser realizado o seguinte questionamento: por que, no primeiro caso, ocorreu alteração na água, enquanto que no segundo não?
7) As possíveis hipóteses devem ser analisadas com os alunos. Estes devem chegar à conclusão de que o ar expirado através do canudo é rico em gás carbônico, enquanto que o ar no interior da bomba é rico em gás oxigênio. E, portanto, o gás carbônico reage com a água de cal, tornando-a turva (branca).
8) Os alunos anotam as conclusões, por meio de desenhos ou esquemas, nos cadernos.
Dica
É interessante que o professor entregue um roteiro aos alunos, para facilitar o registro e o entendimento.
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