Modelo Atômico





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

  • Observar os diferentes modelos atômicos, analisando as teorias defendidas pelos cientistas.
  • Construir diferentes modelos atômicos, comparando-os.

Comentário introdutório

Átomo é a partícula essencial da matéria, ou seja, é constituinte básico de qualquer ser vivo ou objeto.

Sabe-se atualmente que o átomo é composto por partículas como os prótons, nêutrons, elétrons, pósitrons, quarks, neutrinos e mésons. Mas aqui serão salientadas as três partículas fundamentais: os prótons, nêutrons e elétrons.

Ao redor do núcleo, giram os elétrons (cargas elétricas negativas), em camadas ou níveis eletrônicos, sem perder energia. Os prótons são partículas eletricamente carregadas, enquanto os nêutrons não possuem carga.

Estratégias

1)Solicitar aos alunos que tragam, antecipadamente, materiais como canudos, massa de modelar, bolas de isopor, cola, tesoura, barbante, etc.

2) Iniciar a leitura do texto Átomos: O que é o átomo e quais são suas características.

3) Discutir as informações e possíveis dúvidas referentes ao texto.

4) O professor deverá trazer cartazes sobre os diferentes modelos atômicos, solicitando que os alunos os observem. Nomear as partículas observadas em cada modelo atômico, bem como o cientista e sua teoria.

5) O professor formará trios e determinará qual modelo cada um deverá construir e a partir daí, os componentes de cada trio discutirão quais materiais utilizarão para sua representação. Vale lembrar que o elétron é 2.000 vezes menor do que o próton, portanto se faz necessário uma escala. Além de diferenciar por cor as três partículas fundamentais.

6) Pedir aos trios que expliquem seu modelo para os outros aluno da sala. 

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco)

UOL Cursos Online

Todos os cursos