Observando peixes





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

1) Construir um aquário para observação de peixes, bem como aprender a manter um pequeno ecossistema;

2) Reconhecer os fatores abióticos e bióticos em um aquário;

3) Observar as características da anatomia externa dos peixes;

4) Estimular a observação de diferentes espécies de peixes.

Ponto de partida

A construção e manutenção de um aquário é uma atividade interessante que pode envolver toda a classe. Os alunos podem vivenciar esse processo desde as primeiras etapas de seleção do material até a montagem do aquário e ambientação dos peixes. Quanto mais comprometidos com a manutenção do aquário e com a sobrevivência dos peixes, mais significativa será a observação. Como etapa final de cada atividade de observação, o professor pode organizar e fixar os conteúdos aprendidos com atividades complementares.

Material

  • Um aquário pequeno (aproximadamente 20 litros);
  • Uma bomba de ar;
  • Plantas aquáticas (elódea, rabo-de-raposa);
  • Pedrinhas;
  • Dez peixes lebistes (três machos e sete fêmeas);
  • Ração.

 

Estratégias

1) Conversar com os alunos sobre a criação e manutenção de um aquário em sala de aula, criando um ambiente favorável à realização dessa atividade;


2) Providenciar um aquário, pedrinhas, água, plantas aquáticas e uma bomba;

3) Montar o aquário, acrescentando as pedrinhas, as plantas aquáticas e a água e em seguida ligar a bomba. Deixar o aquário funcionando por alguns dias e somente depois acrescentar os peixes (lebistes);

4) Observar o dimorfismo sexual entre os lebistes, reconhecendo as características marcantes entre os machos e as fêmeas, o hábito alimentar, a temperatura da água, as plantas e sua importância nesse ambiente e assim por diante.

Comentários

É importante sistematizar, registrar e fixar os conteúdos observados em sala de aula. O professor pode resgatar os conteúdos observados registrando-os na lousa. As aulas de observação podem ser também complementadas com uma aula prática de dissecação de um peixe, para observação da morfologia externa e interna. Ver aula: A dissecação de um peixe - observando características anatômicas.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).

UOL Cursos Online

Todos os cursos