Topo

Ensino médio

Ciências - Para conhecer a percepção tátil

Cristina Faganeli Braun Seixas

Para conhecer a percepção tátil

Objetivos

  • Estimular a percepção tátil.
  • Reconhecer as diferentes sensações e percepções relacionadas ao tato.

Comentários

O tato corresponde a um sentido amplamente utilizado pelo ser humano, muitas vezes de maneira inconsciente e automática. A atividade objetiva proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar o tato com objetos presentes em seu cotidiano.

Materiais

Para a caixa tátil:

- caixa de papelão;

- tesoura;

- cola e/ou durex;

- papel de presente e/ou outros, coloridos, para encapar a caixa.

Para o interior da caixa:

- objetos variados, com diferentes formas e texturas, como esponja, lixa, bolinha, escova de dentes, lápis, caixa de fósforos, etc.

Preparar com antecedência:

- Pegue a caixa de papelão e faça dois furos nas laterais, para que os alunos consigam introduzir as mãos. Encape a caixa, utilizando os papéis de presente e/ou coloridos. Deixe livre a tampa da parte de cima da caixa, para que se tenha acesso ao interior, a fim de acrescentar diferentes objetos.

Estratégias

1) O professor deverá organizar a sala em círculo, explicar o objetivo da atividade e, em seguida, solicitar a um aluno que coloque as mãos no interior da caixa, escolha um objeto e o descreva.

2) Depois que o objeto for desvendado, este deverá ser retirado da caixa e apresentado ao grupo.

3) O procedimento deve ser realizado com todos os alunos.

4) Para finalizar, o professor deve escolher três objetos com textura e formatos diferentes e salientar as sensações percebidas.

Ensino médio