Ciências - Percebendo a circulação
Percebendo a circulação
Objetivos
1) Relacionar a circulação ao funcionamento do organismo.
2) Perceber o funcionamento da circulação por meio de uma atividade física.
3) Diferenciar os batimentos cardíacos em repouso e em atividade física.
Comentário introdutório
O sistema circulatório humano é constituído pelo coração, os vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e o sangue.
O coração é o órgão que bombeia o sangue a todas as partes do corpo. As artérias levam o sangue que sai do coração, as veias trazem o sangue de volta ao coração e os capilares são vasos finíssimos (espessura de um fio de cabelo) responsáveis pela troca de gases e nutrientes entre o sangue e o meio interno.
A circulação do sangue é contínua, passando duas vezes pelo coração (circulação dupla) antes de fazer um ciclo completo. Pode-se dividir o sistema circulatório em dois segmentos: circulação pulmonar e sistêmica.
Materiais
- Texto: Circulação do sangue: O coração e o sistema circulatório.
- Cronômetro (Relógio ou celular do uso contínuo do próprio aluno).
- Caderno para registro.
Estratégias
1) Leitura prévia do texto.
2) Discussão sobre o texto, garantindo o esclarecimento de dúvidas.
3) Seguir com a sala para um local amplo, como por exemplo, a quadra de esportes.
4) Solicitar aos alunos que formem duplas.
5) Informar que um dos aluno da dupla vai usar o cronômetro (relógio ou celular) para marcar os batimento cardíacos de seu colega.
6) Registrar no caderno, conforme sugestão abaixo:
Nome do aluno 1 | Nome do aluno 2 | |
Batimentos antes da corrida | ||
Batimentos depois |
7) Escolher o aluno que realizará a atividade.
8) Informar onde e como se verifica o batimento cardíaco (sentir a pulsação do pulso ou do pescoço).
9) O outro colega vai marcar os batimentos antes de se iniciar a atividade física e anotar na tabela.
10) Solicitar que o aluno realize uma corrida, o mais rápido possível, numa distância de trinta metros (ida e volta).
11) No seu retorno, seu colega vai contar imediatamente os batimentos cardíacos e registrar no caderno.
12) Realizar o mesmo procedimento com os outros alunos.
Sugestões
Solicitar o apoio do professor de Educação Física para realizar esta atividade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.