Topo

Ensino médio

Ciências - Pirâmide alimentar (nova proposta)

Cristina Faganeli Braun Seixas

Pirâmide alimentar (nova proposta)

Objetivos

1. Comparar a pirâmide alimentar conhecida com a nova proposta.

2. Relacionar a nova distribuição de alimentos e a prática de atividade esportiva à qualidade de vida.

3. Reconhecer a importância da ingestão de diferentes nutrientes.

Comentários

A pirâmide alimentar sempre serviu como parâmetro para o consumo de diferentes alimentos, objetivando uma dieta equilibrada.

Normalmente, utilizamos como referência um modelo semelhante a este:

No entanto, agora há uma nova proposta de pirâmide alimentar, proposta por Walter C. Willett, chamada de "pirâmide funcional". Ela é baseada em alimentos funcionais, ou seja, alimentos que exercem funções importantes, além da nutrição, como o aumento do HDL (bom colesterol) e diminuição do LDL (colesterol ruim), prevenção do aparecimento de câncer, dentre outras funções. Também encontramos nela a recomendação da prática de exercícios físicos, incentivada para o controle do peso adequado:

Estratégias

1. Esclarecer aos alunos a importância da dieta alimentar variada.

2. Organizar os alunos em duplas e orientá-los para realizar uma pesquisa sobre as duas pirâmides.

3. Os alunos devem registrar nos cadernos os dois modelos de pirâmide.

4. O professor deve propor um roteiro de estudos, levantamento alguns questionamentos:

a) Quais mudanças foram observadas entre as duas pirâmides?

b) Qual vantagem se observa na nova proposta de pirâmide? Explique.

c) Por que alguns carboidratos - como arroz branco, batata e pães - mudaram da base da pirâmide antiga para o topo da pirâmide atual?Explique.

d) Por que as carnes vermelhas e a manteiga se encontram no topo da pirâmide atual? Justifique.

e) Por que os alimentos integrais passaram a fazer parte da dieta na maioria das refeições? Explique.

f) Qual a importância dos óleos vegetais para nossa saúde? Justifique?

O roteiro pode ser respondido por duplas de alunos, o que favorecerá as discussões.

5. O professor deve solicitar que alguns alunos leiam suas respostas. Depois, inicia uma discussão sobre a vantagem de se utilizar a nova pirâmide alimentar, ressaltando a importância da prática esportiva e da diminuição do consumo de gorduras saturadas e doces.

6. Relacionar os diferentes grupos alimentares na lousa e enfatizar a importância do consumo desses nutrientes para uma dieta equilibrada, o que evita o surgimento de alguns problemas de saúde, como, por exemplo, os cardiovasculares.

Dicas

O professor poderá solicitar uma pesquisa sobre gorduras saturadas e insaturadas, HDL e LDL, sempre ressaltando a relação deles com nosso organismo. Também poderá propor uma tabela, conforme modelo abaixo, para ressaltar a importância dos diferentes grupos alimentares:

Grupos alimentaresExemplos de alimentosImportância
   
   
   
   
   

 

Ensino médio