Qualidade de vida - proposta interdisciplinar





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

  • Reconhecer os diferentes fatores que contribuem para se ter qualidade de vida.
  • Relacionar a alimentação e a prática esportiva à melhora na qualidade de vida.

 

Introdução

Qualidade de vida é a expressão utilizada para descrever as condições de vida compostas por hábitos saudáveis, que incluem cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual, dentre outros.

Neste plano de aula ressaltaremos a qualidade de vida no que se refere aos seguintes aspectos: alimentação saudável, realização de exercícios físicos e contemplação da natureza.

Materiais

Lanches saudáveis (sucos, barrinhas de cereal, frutas, pães, bolos, sanduíche natural, etc.) devem ser solicitados previamente aos alunos. Vale lembrar o risco de se acrescentar maionese no lanche natural, sem a devida refrigeração.

Estratégias

1. Os professores de Ciências e Educação Física trabalharão juntos, elaborando uma proposta de passeio em uma área verde (um parque ou na própria escola), com o objetivo de contemplar a natureza e exercitar a percepção de que, para se ter qualidade de vida é necessário unir boa alimentação e prática esportiva.

2. Já no local, os professores orientarão os alunos quanto à programação do dia (atividades, lanche, retorno, etc.), deixando clara a rotina a ser seguida.

3. O professor de Educação Física conduzirá a atividade, iniciando com um aquecimento e, depois, o exercício físico (que pode ser uma caminhada). Durante a caminhada, os alunos observarão os diferentes aspectos do ambiente em que estão inseridos: árvores, beleza e perfume das flores, insetos, aves, outros animais, etc. Ao final da caminhada, um relaxamento colocará os alunos em sintonia com seu próprio corpo, com o ambiente e com os colegas de turma.

4. Depois, realizam um lanche coletivo: os alunos se organizarão em círculo e os professores fazem um breve comentário sobre a importância de uma dieta equilibrada. A seguir, todos desfrutam desse momento de confraternização.

Dica

Seria interessante que a atividade fosse concluída com um jogo cooperativo, mostrando a necessidade do convívio social, tão importante para a qualidade de vida. 

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).

UOL Cursos Online

Todos os cursos