Reciclagem: a única saída





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

1) Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem.

2) Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem.

3) Associar a reciclagem à questão ambiental.

4) Analisar criticamente a sociedade de consumo.

Comentário introdutório

Uma das maneiras de minimizar os problemas causados pelo lixo é a reciclagem. Atualmente, costuma se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos cinco Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, pois, em virtude disso, ocorreria uma mudança comportamental, social, econômica e ambiental, que diminuiria a quantidade de lixo produzida.

Para reciclar é necessário que se analise como ocorre a coleta de lixo na região onde se vive, se há ou não coleta seletiva, se há algum local que compra os materiais recicláveis, etc.

Materiais

Texto: Reciclagem: Soluções para o problema do lixo.

Estratégias

1) O professor deverá ter abordado a questão sobre o lixo e suas implicações, seu destino final, possíveis alternativas para solucionar esta situação, resultando em uma das opções a reciclagem.

2) Iniciar através da leitura e discussão do texto.

3) O professor deverá ressaltar os bens de consumo que são objetos de desejo dos adolescentes e qual tipo de lixo é gerado por eles. Também deverá abordar a questão ambiental, quanto à quantidade de lixo e sua decomposição.

4) Observar se existe pontos de coleta de lixo seletivo na região.

5) Observar e reconhecer quais são as cores dos coletores correspondentes aos lixos recicláveis.

6) Incentivar a separação dos diferentes tipos de lixo entregando nos possíveis postos de coleta. Vale lembrar que no caso de pilhas e baterias de celulares, por exemplo, há em algumas regiões coletores específicos introduzidas por iniciativas privadas.

Sugestões

1) Se não houver coleta seletiva na região, o professor poderá propor aos alunos que tragam diferentes materiais recicláveis para construírem um objeto, como por exemplo, um brinquedo, um chocalho com potes diferentes e grãos, um quadro, etc.

2) Poderá também incentivar a coleta na escola, vendendo o material arrecadado.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).

UOL Cursos Online

Todos os cursos