Topo

Ensino médio

Ciências - Respiração

Cristina Faganeli Braun Seixas

Respiração

Objetivos

  • Reconhecer os órgãos envolvidos na respiração.
  • Diferenciar inspiração de expiração.
  • Perceber o caminho percorrido pelo gás oxigênio no processo respiratório.
  • Verificar a importância do diafragma e dos músculos intercostais na respiração.

 

Comentário introdutório

O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos ocos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios, os bronquíolos.


Cada bronquíolo apresenta pequenas bolsas, que são denominadas alvéolos pulmonares. É na superfície dos alvéolos que ocorrem as trocas gasosas entre o ar e o sangue. Além desses órgãos, são fundamentais para a respiração o diafragma e os músculos intercostais.

Procedimentos

Inicialmente o professor solicitará que os alunos verifiquem em seu livro didático ou em outras fontes quais são os órgãos do aparelho respiratório. Os alunos deverão registrá-los através de desenhos, identificando-os. Poderá solicitar que um aluno se dirija espontaneamente à frente a fim de se realizar uma demonstração dos processos de inspiração e expiração.


Solicitar ao aluno que inspire e explique o ocorrido para a sala (entrada de ar) e pedir para expirar (saída de ar). Em seguida, repetir o procedimento, pedindo para a classe observar os movimentos no corpo, relacionando assim o diafragma e os músculos intercostais aos processos em questão.

Posteriormente, o professor discutirá com os alunos o caminho que o gás oxigênio percorre desde o momento em que passa pelas fossas nasais até chegar aos pulmões. Após estudar este trajeto, o professor indagará o caminho que o O2 fará após a chegada nos pulmões, relacionando assim a respiração celular.

Sugestões e dicas

Para elucidar mais a aula, pode-se construir um modelo respiratório ou o professor poderá realizar uma viagem fascinante pelo interior do corpo através de um recurso audiovisual, como o CD-ROM "O Corpo Humano" (Globo Multimídia).

Ensino médio