Sistema cardiovascular dos vertebrados





Autor Cristina Faganeli Braun Seixas




Objetivos

1. Estimular a pesquisa por meio da busca de respostas relacionadas ao tema.

2. Observar e identificar o sistema cardiovascular humano.

3. Pesquisar o sistema cardiovascular dos vertebrados, observando-os, desenhando-os e comparando-os quanto à anatomia e à fisiologia.

4. Relacionar o sistema cardiovascular com a manutenção do equilíbrio corpóreo, reconhecendo o quanto ele é vital para nós.

5. Perceber a relação do sistema cardiovascular com outros sistemas corpóreos, como respiração, digestão, excreção, nervoso, dentre outros.

Comentários

O sistema cardiovascular ou circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares). Dentro destes ocorre a circulação sanguínea, impulsionada pelas batidas rítmicas do coração. Os vasos sanguíneos desempenham papel importante na manutenção de nossa vida, transportando gases, nutrientes, hormônios, resíduos metabólicos, realizando mecanismos de defesa, a coagulação sanguínea, etc.

Estratégias

1. O professor proporá algumas questões introdutórias sobre o tema, de maneira a permitir que o aluno interaja com o assunto:

a) Explique o funcionamento do sistema cardiovascular humano, utilizando as palavras: átrio, ventrículo, sangue venoso, sangue arterial, artérias e veias.

b) Diferencie pequena circulação de grande circulação.

c) Defina pressão arterial e hipertensão.

d) Como ocorre o controle dos batimentos cardíacos? Espera-se que os alunos descubram que o controle ocorre de forma involuntária. Portanto, o cérebro manda impulsos elétricos para o átrio, que os distribui aos músculos do coração.

e) Os alunos devem pesquisar em diferentes fontes e desenhar o coração das classes dos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), identificando e nomeando suas partes, reconhecendo seu funcionamento.

f) Proponha um desafio: existe algum animal que apresenta mais de um coração? Eles devem não apenas citar, mas também explicar o funcionamento desses corações.

2. Os alunos devem consultar o capítulo respectivo no livro didático, lendo e interpretando.

3. O professor propõe questões, com base no conteúdo do livro didático. Depois faz a correção das respostas, mas de forma oral, de maneira que a participação dos alunos ocorra espontaneamente. O professor deve ouvir, no mínimo, duas respostas da mesma questão, analisando os conteúdos apresentados e realizando possíveis intervenções.

4. O professor valorizará o aluno que acertou e solicitará seu caderno, para que sua resposta seja ditada à turma.

Dicas

O estudo sobre a pressão arterial pode ser aprofundado, já que a hipertensão é um dos problemas que mais afetam a população brasileira:

1. O professor poderá solicitar a presença da enfermeira da escola ou trazer o aparelho para medir a pressão arterial dos alunos.

2. Relacionar o uso do sal à hipertensão, explicando como essa substância age em nosso corpo.

Cristina Faganeli Braun Seixas
é bióloga e professora da Fundação Bradesco (Unidade I - Osasco).

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