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Ensino médio

Ciências - Sudoku da digestão

Cristina Faganeli Braun Seixas

Sudoku da digestão

Objetivos

1) Aprimorar o raciocínio lógico-matemático.

2) Treinar o poder de argumentação.

4) Associar símbolos a funções.

5) Estimular a elaboração de jogos e a participação em classe.

7) Desenvolver a autonomia do aluno, de maneira que ele seja o protagonista de seu próprio aprendizado.

Comentários

Sudoku é um jogo que se baseia na colocação lógica de números. Em japonês: Suuji wa dokushin ni kagiru, que, traduzido, se assemelha a "os números devem ficar únicos".

Normalmente, o jogo é composto por uma grade 9 X 9, formada por subgrades 3 X 3, chamadas de regiões. Algumas células já contêm números e são chamadas de dados.

Esse método de jogo pode ser adaptado a qualquer conteúdo, utilizando os símbolos correspondentes. Portanto, nossa sugestão é a de o jogo seja feito com os órgãos da digestão.

Material

- ficha previamente preparada, conforme sugestão abaixo.

Estratégias

1) O professor deverá trazer uma ficha para cada aluno, conforme o modelo a seguir:

 
Nome: _____________________________________________

 SUDOKU

Estômago

 

 

 

 

 

Intestino Delgado

 

 

Esôfago

 

 

 

 

 

Intestino
Grosso


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Perguntar aos alunos quem conhece o jogo e quais são as regras.

3) Formalizar as regras na lousa, a fim de todos os alunos aprendam a jogar.

4) Explicar que se trata de uma adaptação do sudoku tradicional.

5) Solicitar que realizem o jogo.

6) Depois, os alunos devem trocar as fichas entre si e realizar novo desafio para um colega escolhido, com outros órgãos da digestão. Vale lembrar que os alunos podem criar símbolos, como, por exemplo:

 

 

para boca, 

 

 

 

 

 

para pâncreas, ou escrever os respectivos nomes.

7) A finalização deverá ser realizada pelo professor, juntamente com os alunos, listando os órgãos da digestão e suas respectivas funções.

Sugestões

O professor poderá utilizar diferentes temas, como, por exemplo, um sudoku ambiental, solicitando aos alunos que criem símbolos para os problemas ambientais encontrados em sua cidade. O jogo também poderá ser utilizado como lição de casa, estimulando o aluno a realizar algo desafiador, produzindo novos jogos para os colegas.

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