Ciências - Visão
Visão
Objetivos
1. Incentivar a reflexão e a argumentação dos alunos.
2. Identificar as partes do olho, relacionando-as à visualização das imagens.
3. Relacionar o sistema nervoso, especialmente o nervo óptico e o cérebro, à visão.
4. Observar como a imagem se forma no olho e como esta é decodificada pelo cérebro.
Comentários
Dos cinco sentidos, quatro se localizam na cabeça: visão, audição, olfato e paladar (ou gustação). Isso corre em virtude de a mensagem captada pelos órgãos dos sentidos ser enviada rapidamente ao cérebro, que a decodifica e assegura nossos reflexos - e, consequentemente, nossa sobrevivência.
O olho é o primeiro componente do sistema sensorial da visão - e é em seu interior que se encontra a retina, composta por cones e bastonetes, responsáveis, respectivamente, pela percepção das cores e pelos níveis de luminosidade.
A retina transmite os dados visuais através do nervo óptico, chegando ao cérebro, onde ocorrerá a análise e interpretação da imagem observada (cores, distância, textura, forma, etc.).
Estratégias
1. Assistir ao curta-metragem "A cegueira na África ocidental".
2. Discutir as informações presentes no filme.
3. Realizar a seguinte afirmação: "Não é o olho que enxerga - e, sim, o cérebro". A seguir, peça que os alunos reflitam e discutam sobre essa frase.
4. Mostrar uma imagem ampliada do olho, a fim de que a classe possa identificar e nomear suas partes.
5. Explicar como se forma a visão até a imagem chegar à retina, enfatizando que a imagem se encontra invertida.
6. Descrever o caminho percorrido pela imagem até ela ser reconhecida pelo cérebro.
7. Perguntar se algum aluno apresenta problemas de visão. Seguramente, aparecerão casos de miopia e hipermetropia. Peça que esses alunos expliquem à turma como veem.
8. Solicitar, como lição de casa, que desenhem como a imagem se forma para as pessoas que sofrem de miopia e hipermetropia. Caso surjam dúvidas, faça as explicações e correções na aula subsequente.
Dicas
1. Observar as pupilas de animais de hábitos diurnos e noturnos, descrevendo-as.
2. Relatar como ocorre a visão em diferentes animais. Exemplos: por que o cachorro enxerga a realidade em branco e tons de cinza e preto? Como os insetos formam a imagem, já que apresentam olhos compostos e têm maior percepção de cores?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.