Topo

Ensino médio

Educação física - Cultura em todo esporte

Fábio D'Angelo

Cultura em todo esporte

Objetivos

  • Ampliar o conhecimento sobre a cultura dos esportes.
  • Conhecer as relações do jogo com aspectos políticos, econômicos, midiáticos e sociais.
  • Aprender sobre as diferentes funções em eventos esportivos (jogadores, árbitros, técnicos etc.).

Este plano de aula se baseia na seguinte reportagem: Adrenalina - por que corremos riscos.

Conteúdos

  • Esportes e jogos.
  • Manifestações culturais.

Anos

6º e 7º.

Desenvolvimento

1ª etapa 

O primeiro passo é identificar um esporte para ser trabalhado - o importante é que ele faça parte do cotidiano da turma. Inicie o diagnóstico com uma roda de conversa. Pergunte: quais esportes conhecem? Quais praticam? Quais podem ser feitos na escola? Construa uma lista e eleja, junto com a classe, uma modalidade.

2ª etapa

Realize uma primeira prática do esporte de forma que os alunos possam vivenciar diferentes funções: jogador, árbitro, técnico etc. Em seguida, reúna a turma para um pequeno debate, com o objetivo de levá-los a refletir sobre o jogo. Quais as responsabilidades em cada papel? Quais os mais difíceis de executar? Quais as habilidades necessárias para cada função?

3ª etapa 

Hora de investigar a origem da modalidade, sua história e evolução. Peça aos alunos uma pesquisa em enciclopédias e sites com base em um roteiro mínimo: quem inventou o esporte? Onde e quando isso aconteceu? Em quais locais ele é popular? Que habilidades exige? Como evoluiu em termos de regras e material esportivo?

4ª etapa 

Momento de retomar a prática - dessa vez, ampliada pela reflexão e pela pesquisa da turma. Divida a classe em quatro grupos, deixando a cargo de cada um uma etapa específica da organização: preparação do espaço e do material, explicação da atividade, mediação

dos desafios e conflitos e arrumação do material pós-aula. Ressalte que o planejamento precisa ser feito levando em conta que todos devem jogar e experimentar várias funções.

5ª etapa 

Depois do jogo, proponha um novo debate, discutindo com a turma as dificuldades encontradas na realização das atividades. Verifique, sobretudo, se a moçada entende e valoriza a importância do trabalho em grupo e a necessidade de adaptação de espaços, materiais e regras para que todos possam participar dos jogos.

6ª etapa 

Finalize com uma roda de conversa sobre a relação do esporte escolhido com o mundo ao seu redor. De que forma ele impacta a sociedade, a política, o consumo, a mídia, a economia e a saúde? Uma sugestão é dividir novamente a classe em grupos, pedindo que cada um realize uma pesquisa sobre uma área.

Avaliação

Com base nas rodas de conversa, nas pesquisas e na participação nas atividades práticas, verifique o aprendizado, prestando atenção especialmente se cada um experimentou diferentes funções, se houve avanços entre o primeiro e o segundo momento de jogo, se as pesquisas trouxeram os principais conceitos e se eles impactaram a vivência do esporte.

Avalie ainda a seleção de fontes de informação (ensinar a pesquisar é, sim, tarefa do professor de Educação Física). Em termos atitudinais, perceba se os estudantes escutam os outros nas rodas de conversa e se deixam os colegas falarem.

Ensino médio