Topo

Ensino médio

Espanhol - A narração e o diálogo

Claudine U. Whitton

A narração e o diálogo

Ponto de partida

Leitura de um dos seguintes textos:

 

Objetivo

Desenvolvimento da competência para a leitura.

Estratégias

Exploração de textos cômicos e conhecidos do universo estudantil que contribuem para o domínio fonético do idioma e, conseqüentemente, para uma leitura com pronúncias e entonações características da língua espanhola.

Atividades

As atividades sugeridas têm como meta explorar dois aspectos da língua:


1. A pronúncia de palavras escritas com "ll", "r" e "rr".

2. O vocabulário que leva à compreensão da função desse gênero textual (O que leva o leitor a rir e a divertir-se com a leitura? Que palavras são essenciais ao leitor estrangeiro conhecer para o propósito do texto ser atingido?).

3. Para começar, o professor poderá:

a) Levantar os conhecimentos prévios de seus alunos sobre o seriado "Chavo Del Ocho", seus personagens, enredo, etc.

b) Distribuir um dos textos indicados no Ponto de partida

c) Solicitar a primeira leitura do texto (individual); transcorridos alguns minutos, o professor pede a quatro alunos que interpretem os personagens do diálogo e leiam para toda a sala em voz alta. A partir dessa leitura, o professor chama a atenção para a pronúncia de algumas palavras do texto como (Ramón, mantequilla, vaca...).

d) Sistematizar o que acabaram de ver no diálogo com exercícios de compreensão auditiva como os ditados, exercícios para completar com palavras (selecionando os fonemas do texto que foi trabalhado anteriormente).

Na aula seguinte, o professor retoma o texto que foi ponto de partida e trata de explorar o vocabulário e a importância do contexto e do repertório do leitor para que uma piada, um texto cômico, enfim, seja compreensível e divertido.

Uma atividade decorrente é pedir aos alunos que, individualmente, criem exemplos, frases, com o vocabulário que deu margem a outras interpretações (e, intencionalmente), fez toda a diferença no diálogo entre os personagens. Para finalizar essa segunda aula, o professor pode conduzir a construção de uma história coletiva na qual as mesmas palavras aparecem; nesse caso, o desafio aos estudantes é fazê-los utilizar o vocabulário apreendido em diferentes contextos atribuindo-lhes sentido e, por que não, um quê de graça.

Sugestões e dicas

Este plano de aula está voltado aos primeiros anos de estudos de língua espanhola, no qual os alunos começam a ter contato com as peculiaridades do idioma, como a grafia das palavras e sua pronúncia, muitas vezes distinta à língua portuguesa. Igualmente interessante é apresentar-lhes os regionalismos em relação à pronúncia de letras como "y" e "ll".


As atividades ora descritas podem estar vinculadas a um projeto de trabalho, que, ampliado, desenvolva a criatividade dos estudantes por meio do estudo dos roteiros como gênero textual; nesse sentido, é possível ampliar objetivos e aprofundar conhecimentos; para tanto, um projeto como esse, pode ter a duração de um bimestre ou trimestre escolar.

Vale lembrar que a escolha de programas conhecidos pelos estudantes facilitam o engajamento à proposta do professor. Uma dica é o sucesso do enlatado "RBD" (Rebelde), que pode servir de mote para o trabalho em sala de aula.

Ensino médio