Topo

Ensino médio

Espanhol - Aprender perguntando

Claudine U. Whitton

Aprender perguntando

Objetivos

Exercitar a expressão oral por meio da declamação dos poemas contidos na obra Libro de Preguntas, do poeta Pablo Neruda, de maneira a:

a) Identificar as partículas interrogativas;

b) Exercitar a ortografia a partir da formulação e registro escrito de perguntas;

c) Refletir sobre o significado das perguntas feitas no Libro de Preguntas.

Ponto de partida

Inicie pela Leitura do texto Interrogações, do site Educação.

Estratégias

1) Montar uma transparência com a charge que servirá de sensibilização ao tema (texto Interrogações);

2) Levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação à formulação de perguntas em espanhol (quais são as partículas interrogativas que conhecem, ortografia, pontuação ¿? etc.);

3) Propor aos alunos a investigação na internet sobre o Libro de Preguntas: uma vez encontrado tais poemas, fazer sua leitura compartilhada. Solicitar a interpretação dos alunos referentes às perguntas/aos poema;

4) Dedicar alguns minutos das aulas posteriores para declamar os poemas.

Sugestões e dicas

Você pode mudar o foco de trabalho e, ao invés de priorizar o exercício oral, é possível desenvolver atividades voltadas ao gênero entrevista, no qual os alunos também tomam contato com as partículas interrogativas e devem empregar a pontuação e a ortografia estudadas. Os alunos podem realizar entrevistas a partir de temas transversais ou de projetos da escola/série etc. Outra possibilidade de aprofundamento quando estiver trabalhando com o Libro de Preguntas é selecionar alguns questionamentos para serem discutidos em sala de aula, uma vez que funcionam como temas que geram reflexão e podem contribuir à convivência social, ao fortalecimento de valores, ao modo como o homem valoriza a natureza se relaciona com ela etc.

Ensino médio