Topo

Ensino médio

Espanhol - Composição de autobiografia

Claudine U. Whitton

Composição de autobiografia

Objetivos

1) Reconhecimento das características gerais do gênero e, em particular, reconhecimento dos recursos lingüísticos e estéticos presentes em uma autobiografia.

2) Manejo dos verbos no presente e nos pretéritos perfeito (perfecto simple ou indefinido: em 1a. e 3a. p. singular) e imperfeito do modo indicativo.

3) Composição de texto autobiográfico.

Ponto de partida

Leitura dos textos Biografia e Autobiografia do site Educação.

Estratégias

1) Leitura do texto do site Educação no qual se abordam algumas características típicas do gênero biografia.

2) Exercício de manejo dos tempos presente e pretérito indefinido (reescrita para sistematização da conjugação verbal), a partir das duas biografias apresentadas: do ator Gael García Bernal e da atriz Penélope Cruz (onde aparecem os verbos no passado, escrevê-los no presente e vice-versa).

3) Exercício de verificação da compreensão da leitura, no qual o professor discute com os alunos questões lexicais, semânticas etc.

Produto final

  • Composição de texto autobiográfico em versão multimídia (texto + imagens/fotos + trilha sonora, etc.).

 

Aqui a proposta é dar vazão à criatividade de cada estudante, cuja missão é apresentar e socializar sua autobiografia junto aos colegas de classe. Para tanto, o professor deverá estabelecer critérios em relação a texto, ortografia, coesão e coerência (imagem e texto), reescrita e tempo de duração de cada apresentação (não exagerar na quantidade de slides etc.). Há aspectos importantes no que diz respeito ao texto autobiográfico descritos no texto "Autobiografia", do site Educação.

Sugestões

Se não há computadores e programas compatíveis para a produção desse tipo de trabalho, as autobiografias podem estar dispostas em cartazes igualmente ilustrados com fotos.

Ensino médio