Topo

Ensino médio

Espanhol - Criando um acróstico

Claudine U. Whitton

Criando um acróstico

Objetivos

1) Fomentar a criatividade e a associação de idéias;

2) Sensibilizar para um trabalho com o texto poético;

3) Estimular a criação de textos poéticos.

Comentários

A atividade de criação de acrósticos é muito interessante para sensibilizar o aluno para as propriedades do texto poético, de forma lúdica e envolvente. Para desenvolver esta atividade, o professor necessitará de duas aulas. A execução da atividade é individual. A escolha do tema é livre e o docente poderá vinculá-lo a algum tema transversal ou projeto desenvolvido na escola. Como modelo, vamos utilizar o tema "mar".

Estratégias

1) Audição de trechos de cd com sons da natureza;

2) Projeção de um trecho do filme "O Carteiro e o Poeta" (em que o poeta declama a Mário o poema sobre o mar);

3) Escrever a palavra "mar" na lousa e solicitar que cada aluno faça uma livre associação com essa palavra, registrando no caderno as palavras ou sintagmas que lhe ocorrem;

4) Criar os acrósticos;

5) Fazer a revisão lingüística dos acrósticos.

Comentários

Em relação à revisão e à correção dos textos, caberá ao professor estabelecer os critérios adequados ao grupo com o qual está trabalhando. Alguns tópicos que podem ser avaliados são: coesão e coerência, emprego dos artigos definidos e indefinidos, uso dos adjetivos e assim por diante. As correções deverão ocorrer na aula subseqüente à atividade, na qual o docente faz um apanhado geral dos textos e levanta as inadequações comuns, apresentando-as aos estudantes sem nomear quem as cometeu. Finalmente, os textos reescritos podem ser digitados e tornados públicos, em forma de cartazes ou em blogs, por exemplo.

Ensino médio