Topo

Ensino médio

Espanhol - Histórias em quadrinhos

Claudine U. Whitton

Histórias em quadrinhos

Comentário

Este plano apresenta idéias para o trabalho com os quadrinhos, a partir da exploração das características textuais pertencentes a esse gênero.

Produto final

Exposição de quadrinhos cômicos criados pelos alunos.

Objetivos

  • promover o prazer da leitura e o contato com textos originais;
  • explorar a internet como recurso didático;
  • estimular a produção escrita e iconográfica para se transmitir uma mensagem/idéia.

Estratégias

Investigue anteriormente o site do jornal espanhol El Pais

e selecione os quadrinhos e os autores com os quais quer trabalhar; verifique as datas de publicação de cada uma deles para que, ao levar os alunos para a sala de informática, eles já saibam, de antemão, quais quadrinhos deverão ler.

Durante a leitura dos quadrinhos estimule os alunos a observarem os detalhes desse gênero textual e conversem a respeito de algumas das características que eles percebem nos textos selecionados.

A segunda etapa se constitui da escolha de um tema a ser explorado nos quadrinhos que os alunos vão criar (podem ser formadas duplas de alunos), na confecção dos quadrinhos com base nas características do gênero e na combinação da data e forma de exposição dos trabalhos.

Sugestões

No site recomendado há um autor que explora, de maneira muito fácil e divertida, questões ambientais, um tema interessante para se abordar com os alunos. Um desafio para a classe poderá ser a criação de outro personagem (animal) que interaja com o hipopótamo ou que siga sua mesma linha de raciocínio (questionamentos a respeito da destruição do planeta e outras questões relativas ao meio ambiente).

Caso não conte com uma sala de informática e computadores suficientes para trabalhar com os alunos individualmente ou em duplas, faça cópias das histórias, bem como uma ficha com a seleção dos quadrinhos que os alunos irão observar.

Ensino médio