Espanhol - Sinopses
Sinopses
Ponto de partida
Leitura de sinopses de filmes e livros em espanhol.
Objetivos
1) Montar um painel com sinopses de filmes (ex.: "Lo mejor del cine").
2) Reconhecer função e características de uma sinopse.
3) Desenvolver as competências escrita e leitora dos estudantes.
Comentários
Aliar a popularidade do cinema à aprendizagem desse gênero textual encontrado em diversos veículos de comunicação.
Estratégias
Para sensibilizar os alunos, espalhar aleatoriamente algumas sinopses referentes a alguns livros e filmes com que os estudantes tomaram contato nas várias disciplinas do ano anterior e pedir para eles identificarem, por meio da escuta dessas leituras, qual era o livro ou filme.
A partir daí, você deverá levantar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao gênero sinopse (você pode utilizar o texto sobre Sinopse publicado no Educação), sistematizar conhecimentos lingüísticos (abordar o uso dos verbos no presente do indicativo, as conjunções, advérbios,etc.) e realizar exercícios gramaticais.
Para a etapa de confecção do painel será necessário:
a) Organizar pequenos grupos de trabalho e estabelecer com os alunos os gêneros de filmes a ser explorados: comédia, terror, ficção, aventura, etc.; cada grupo deverá escolher os filmes e redigir as sinopses, corrigindo-as após as observações do professor (podem ser estabelecidos cinco filmes por gênero a fim de dar opções à hora da votação);
b) Montar o painel de acordo com os padrões acordados em sala de aula: tamanho de letra, imagens, cores... (encarregar um grupo para organizar a votação - montando uma urna ou organizando espaço específico no próprio painel);
c) Afixar o painel em local previamente acordado com os alunos;
d) Levar os alunos das outras séries para votarem nos filmes de sua preferência (por categoria); nessa etapa, o professor se encarrega de ir com os outros estudantes ao local do painel, explica sobre o que se trata a atividade e gerencia a coleta de dados a ser levados para a sala que produziu as sinopses para, finalmente:
e) Apresentar os resultados da votação, discutindo-os com os alunos.
É importante criar um público destinatário para a atividade - sejam alunos de séries anteriores ou alunos da mesma série, mas de salas diferentes - assim, os alunos terão claro seu propósito em realizá-la e as produções textuais não ficam sendo meros exercícios a serem mostrados ao professor.
Sugestões
É possível trabalhar em parceria com o professor de matemática e criar gráficos com os resultados apresentados após a votação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.