Geografia - Agricultura - Brasil
Agricultura - Brasil
Objetivos
O aluno deverá:
1) Conhecer a importância da agricultura na sedentarização do homem e na formação das sociedades humanas complexas.
2) Compreender como o homem se apropriou dos recursos naturais por meio da domesticação de semente e animais (desenvolvimento de técnicas e tecnologias) e, aos poucos, esta atividade vem apresentando aumento da interferência humana externa e internamente à planta (arado, adubo, agrotóxicos, transgênicos, etc.).
3) Identificar a importância dos climas e da cultura dos agricultores (social) na produção agrícola a partir da distribuição espacial da produção no Brasil (café, soja, milho, arroz, laranja, pimenta-do-reino, uva, melão, manga, morango, etc.).
4) Posicionar-se acerca dos transgênicos, desenvolvendo sua capacidade argumentativa e conhecimento sobre o tema.
5) Identificar possíveis obstáculos à agricultura relacionados às mudanças climáticas e seus impactos no Brasil.
6) Relacionar a produtividade e o uso de tecnologias modernas e a sua distribuição espacial, comparando as Regiões Centro-Sul, Nordeste e Amazônica.
Estratégia
1) Discorrer sobre a evolução da agricultura no mundo.
2) Localizar, no mapa, a distribuição da produção agrícola no Brasil.
3) O professor deve associar determinadas produções agrícolas ao predomínio de determinados tamanhos de propriedade (soja - grandes propriedades mecanizadas). Produção de alimentos para o mercado interno (hortifrutigranjeiros - pequena propriedade e mão de obra familiar).
4) Discorrer sobre a subordinação do pequeno produtor à grande empresa capitalista e a agroindústria (criação de frango, por exemplo).
5) Localizar os impactos negativos da agricultura no meio ambiente (erosão, salinização, voçorocamento, arenização, etc.) e os possíveis impactos das mudanças climáticas indicando possíveis deslocamentos das áreas de produção.
6) O aluno deverá pesquisar os temas propostos em sala de aula.
Conclusão da atividade
1) Montar um painel colocando um mapa de climas do Brasil ao centro e puxando linhas colar fotos dos produtos, localizando-os. Valorizar produtos regionais que não aparecem em outras áreas do Brasil e destacar a produção de uvas na Região Sul e nordeste, apresentando suas principais características e vantagens.
2) Visitar e entrevistar se possível um grande produtor (ou uma agroindústria) e um pequeno produtor agrícola.
Conceitos
Modernização agrícola, transgênicos, meio natural, meio técnico-científico-informacional, revolução verde, produção e produtividade agrícola.
Habilidades e Competências
Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar.
O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a evolução da agricultura a partir da capacidade humana de transformar o meio ambiente, indicando aspectos positivos e negativos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.