Topo

Ensino médio

Geografia - Conhecendo a região Amazônica

Luiz Carlos Parejo

Conhecendo a região Amazônica

Ponto de partida

Leitura do texto Amazônia brasileira no site Educação do UOL.

Objetivos

O aluno irá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, elaborar sínteses, questionar. Ele deverá ser capaz de entender a formação do espaço amazônico e a importância da preservação/conservação do meio ambiente. Além disso, deverá:

1) Conhecer a diferença entre a região Norte e a região Amazônica com base nas propostas de regionalização apresentadas anteriormente;

2) Saber usar/ler mapas, maquetes, gráficos e tabelas, importantes recursos de entendimento da região. Baseado nessa leitura e na implantação de dados nos mapas, associar e correlacionar os diferentes fenômenos abordados;

3) Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação (deve ser priorizada), hidrografia, solos, ciclo do carbono, dos nutrientes e da água. A preocupação fundamental é criar uma análise baseada na interação dos sistemas naturais, procurando entender como eles se relacionam e que existe um equilíbrio a ser mantido;

4) Conhecer como ocorreu a ocupação territorial com base na importância dos rios, na construção das rodovias, na expansão da agropecuária, na garimpagem, nos projetos governamentais e privados e nos impactos ambientais associados;

5) Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas e relacionando-as com os meios de transporte;

6) Compreender a importância da Amazônia, do ponto de vista ambiental e econômico, no contexto nacional e internacional;

7) Avaliar os efeitos de uma ocupação descontrolada e inadequada da Amazônia.

Estratégia

1) Propor a confecção de mapas de clima, relevo, vegetação, hidrografia. Solicitar um texto comparando a ocorrência desses fenômenos nos diferentes mapas;

2) Pesquisar a cultura regional (costumes, comidas, frutas, folclore, músicas, etc.), a importância do ecossistema amazônico para o mundo e os impactos ambientais associados ao efeito estufa;

3) Construir uma maquete do relevo (altimetria) da região Norte ou amazônica e localizar rios principais, as maiores cidades, as rodovias, a vegetação (com as áreas de desmatamento mais intenso). A maquete deve ser uma síntese do que foi estudado. O aluno deve ser estimulado a colocar, na maquete, as informações que coletou;

4) Com base em filmes e documentários, e num roteiro, apresentar as diferentes paisagens que formam a região e o modo de vida da população.

Conclusão da atividade

Apresentar as maquetes numa exposição e, em cartazes, os impactos do efeito estufa sobre a Amazônia.

Conceitos

Região Norte, Amazônia Legal, Equilíbrio e Desequilíbrio Ambiental, Ecossistemas, Natureza, Impactos Ambientais.

Ensino médio