Topo

Ensino médio

Geografia - Conhecendo a região Sudeste

Luiz Carlos Parejo

Conhecendo a região Sudeste

Objetivos

O aluno irá ler, analisar, interpretar, compreender, selecionar e elaborar sistemas de investigação e de resolução de problemas; reconhecer na aparência das formas visíveis e concretas do espaço geográfico atual os processos históricos, construídos em diferentes tempos; descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Ele deverá:

1) Compreender a importância econômica da Região Sudeste, principalmente com base na indústria, na agropecuária moderna e no setor de serviços avançados;

2) Produzir/usar/ler/interpretar mapas, maquetes, gráficos e tabelas para identificar, localizar e entender as singularidades ou generalidades da região Sudeste e das sub-regiões, comparando com o restante do país;

3) Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação, hidrografia, solos, etc. e relacionar com a ocupação econômica, valorizando modificações, impactos ambientais e para a saúde humana;

4) Conhecer como ocorreu a ocupação territorial a partir dos ciclos econômicos e das relações com as outras regiões brasileiras. Reconhecer, na paisagem, as rugosidades espaciais, isto é, a herança materializada em objetos técnicos como conseqüência de diferentes épocas históricas, e seu uso atual (como o uso dos antigos casarios coloniais e do período cafeeiro por redes de fast food e bancos);

5) Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas, relacionando-as com os meios de transporte (ferrovias, rodovias, hidrovias, porto e aeroportos). Compreender a importância dos fluxos materiais e imateriais;

6) Compreender a importância da região Sudeste, no aspecto econômico, no contexto nacional e internacional.

Estratégia

1) Propor a confecção de mapas de clima, relevo, vegetação, hidrografia e impactos/problemas ambientais mais graves. Solicitar um texto comparando a ocorrência desses fenômenos nos diferentes mapas e relacionando-os;

2) Pesquisar a localização das principais áreas industriais - especialmente os tecnopólos - e relacioná-la com a ocorrência de centros de pesquisa/universidades e infra-estrutura moderna;

3) Construir um mapa indicando a distribuição da pobreza na região, associando-a com as atividades econômicas desenvolvidas e/ou a concentração fundiária e/ou presenças de infra-estrutura moderna;

4) Procurar informações sobre a agropecuária moderna e rudimentar, apresentando suas localização e características;

5) Com base em filmes e documentários, e num roteiro, apresentar as diferentes paisagens que formam a região e o modo de vida de sua população;

6) Comparar o ritmo de vida, as desigualdades sociais internas e a ocorrência da violência nas grandes cidades (de preferência São Paulo e Rio de Janeiro) e nas cidades de pequeno porte. Estimular os alunos a explicar as diferenças (desestimular abordagens preconceituosas) e evitar dar respostas prontas; em vez disso, propor ou valorizar as soluções que respeitem a legalidade, a ética e a inclusão social.

Conclusão da atividade

Criar um painel sobre os problemas urbanos e visitar uma fábrica ou uma cidade de grande porte e conhecer as suas diferentes paisagens.

Conceitos

Região Sudeste, Sistemas Técnicos, Hierarquia Urbana, Estruturação do Espaço Econômico, Condições Gerais de Produção Industrial, Sistemas Técnicos, Meio Técnico-Científico-Informacional.

Ensino médio