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Ensino médio

Geografia - Desertificação no Brasil

Ronaldo Decicino

Desertificação no Brasil

Objetivos

1) Identificar as causas da desertificação no território brasileiro e quais medidas podem ser tomadas para evitá-la.

2) Localizar e descrever as áreas brasileiras que já sentem os efeitos da desertificação.

3) Compreender o que é desertificação e quais as conseqüências naturais, sociais e econômicas do fenômeno nas áreas onde ocorre.

4) Saber diferenciar as áreas de desertificação das regiões de arenização. Identificar os locais onde ocorrem e suas proporções.

5) Compreender as relações entre o meio ambiente, a pobreza e a miséria brasileira.

6) Considerar a fragilidade de alguns ecossistemas de nosso país e perceber a necessidade de combate à degradação do solo, do controle da desertificação e do manejo dos efeitos da seca.

7) Levar o aluno à compreensão da relação entre meio ambiente (natureza) e atividades humanas (sociedade). A desertificação é um dos principais problemas ambientais do mundo e a ação do homem é a sua principal causa.

Estratégias

1) Leitura do texto: Desertificação no Brasil, no site Educação.

2) Aulas teóricas com exposição de conteúdo, utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros etc.), filmes (vídeo), além de consultas bibliográficas complementares, leituras e análise de textos selecionados.

3) Leitura, debates e discussões sobre problemas ambientais existentes, a partir do texto "Resumo do Documento Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento", disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. Promover uma atividade interdisciplinar com apoio e sugestões de professores de outras áreas, uma vez que este é um assunto que envolve cidadania, meio ambiente e juventude.

4) Discussão sobre a ocorrência da desertificação nos estados brasileiros: áreas de abrangência, localização geográfica, conseqüências (naturais e sociais), se há investimento em seu combate e os resultados obtidos.

Sugestão de atividade

1) A escola poderia convidar um especialista sobre as ASD - Áreas Suscetíveis à Desertificação - ou então um agrônomo, contando inclusive com o envolvimento dos pais, professores, alunos, funcionários, comunidade etc., para falar sobre as causas e conseqüências da desertificação. Essa atividade pode proporcionar reflexão e transformação de comportamentos prejudiciais ao meio ambiente. Como resultado, a produção de um folder para ser distribuído na comunidade.

2) Com a orientação de um guia de turismo, organizar com a direção e os professores uma visita monitorada a algum ecossistema próximo, a fim de se aprender in loco o funcionamento de um ecossistema e a importância da preservação do meio ambiente.

Dica de Leitura: "50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra", The Earthworks Group, Rio de Janeiro, Ed. José Olympio, 1990.

Habilidades e competências

Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais. Recomenda-se o uso de um atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.

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