Topo

Ensino médio

Geografia - Ferrovias - Cargas

Luiz Carlos Parejo

Ferrovias - Cargas

Objetivos

O aluno deverá:

1) Entender que a evolução do sistema ferroviário está associada à evolução das tecnologias e aos processos históricos e espaciais.

2) Ser capaz de avaliar o as desvantagens e vantagens da opção rodoviária do Brasil e a obsolescência das ferrovias.

3) Compreender as vantagens e desvantagens do sistema ferroviário em relação aos outros meios de transporte de carga.

4) Compreender a importância do sistema ferroviário no atual contexto da globalização e, mais especificamente, da competitividade global.

5) Conhecer as opções preferenciais de transporte de carga em outros países com diferentes níveis de desenvolvimento econômico.

6) Compreender a relação entre a estruturação do sistema ferroviário e o atual espaço geográfico, por exemplo relacionando os antigos entroncamentos ferroviários com o aparecimento de médias e grandes cidades.

7) Relacionar os ciclos econômicos com as necessidades de escoamento da produção com a malha ferroviária atual e propor a expansão da malha ferroviária brasileira a partir das necessidades atuais.

8) Avaliar o impacto das privatizações sobre o sistema ferroviário.

9) Compreender que o sistema ferroviário faz parte de um sistema geral d transportes mais amplo que envolve as rodovias, hidrovias, portos, dutovias, etc.

Estratégia

1) Ler o texto Ferrovias no Brasil do site Educação.

2) Através do uso de mapas e pesquisas, relacionar as atividades econômicas, os principais produtos escoados, o destino final destes produtos e o traçado geral da ferrovia (valorizar as ferrovias do seu estado ou região).

3) Pesquisar sobre a evolução da malha (ampliação e redução), do século XIX até hoje, construindo uma linha do tempo que relaciona os principais fatos para o sistema ferroviário e a situação regional e/ou nacional e/ou mundial que se relaciona(m) ao fato.

4) Construir um mapa indicando os atuais traçados ferroviários e a proposta de expansão do sistema.

Conclusão da atividade

1) Criar um debate acerca das ferrovias e o Brasil.

2) Se possível, propor uma excursão de pesquisa a uma ferrovia ou museu ferroviário e montar um painel com fotos da pesquisa.

Ensino médio