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Ensino médio

Geografia - Fruticultura no Brasil

Ronaldo Decicino

Fruticultura no Brasil

Objetivos

1) Ampliar o conhecimento sobre o que é fruticultura e a importância que essa atividade econômica vem representando para a agricultura brasileira.

2) Reconhecer, a partir da idéia de fruticultura, as características da agricultura no Brasil. Por exemplo: concentração da propriedade rural, suas conseqüências e como evoluíram as atuais condições de trabalho no campo.

3) Observar como os produtores estão fazendo uso de novas tecnologias que vêm sendo aplicadas na produção de frutas nacionais.

4) Compreender que a fruticultura não é uma atividade voltada apenas para comercialização de frutas. Tem utilidade também na produção de sucos, geléias, doces, vinhos, etc.

5) Reconhecer que o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e que o mercado de exportação dos produtos está em pleno crescimento.

6) Analisar as transformações socioespaciais que vêm ocorrendo no campo brasileiro a partir da participação das multinacionais nas exportações e na modernização da agricultura brasileira.

Ponto de Partida

Leitura do texto O avanço da fruticultura no Brasil, no site Educação

Estratégias

1) Aulas teóricas com exposição de conteúdo utilizando quadro negro, retroprojetor, fotos (jornais, revistas, livros, etc.), filmes (vídeo), além de consultas bibliográficas complementares, leituras e análise de textos selecionados.

2) O professor deve conduzir a leitura do texto sugerido e de outras fontes bibliográficas, propondo que os alunos leiam individualmente, e façam um levantamento daquilo que não entenderam na leitura. Essas dúvidas serão posteriormente expostas e esclarecidas por meio de exposições e discussões com o grupo.

3) Discutir e analisar quais os possíveis entraves que fazem com que o Brasil ainda não seja o primeiro país exportador de frutas do mundo.

4) Pesquisar quais são as principais frutas produzidas no país e qual a participação dos estados brasileiros nessa produção.

Sugestão de atividade

1) Promover um debate em sala de aula envolvendo assuntos como os fenômenos sociais e econômicos relacionados à produção agrícola no Brasil, enfatizando a fruticultura, a partir da análise histórica da agricultura brasileira e dos produtos que tiveram destaque no passado e que têm destaque nos dias atuais, na economia do país. Podendo-se também destacar quais transformações socioespaciais vêm ocorrendo no campo brasileiro em decorrência de sua modernização.

Com os resultados obtidos, montar um painel onde sejam mostrados mapas, gráficos e tabelas relacionados à produção agrícola no país - ontem e hoje - que servirá como material de consulta inclusive para alunos de outras séries.

Habilidades e competências

Capacidade de avaliar, localizar, descrever, relacionar, analisar, explicar e generalizar a partir de textos, mapas, gráficos, quadros, tabelas e fotografias sobre conteúdos atuais e geográficos.
Recomenda-se o uso de um Atlas geográfico no desenvolvimento do estudo e das atividades.

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