Topo

Ensino médio

Geografia - Haiti

Luiz Carlos Parejo

Haiti

Objetivos

O aluno deverá:

1) Localizar o Haiti no contexto da América Central.

2) Conhecer o espaço físico do Haiti: clima, relevo, vegetação original etc. e associar com a ocupação econômica.

3) Compreender a ocupação européia a partir do extermínio indígena, da implantação do sistema de plantation (grandes propriedades agrícolas com cultivos para exportação) e do uso da mão-de-obra escrava negra.

4) Compreender a relação entre as formas coloniais de dominação e ocupação e as desigualdades sociais atuais (concentração de renda, por exemplo).

5) Compreender, a partir da evolução política do Haiti, que a ditadura, a concentração de poder e o uso da violência política dificultam o aparecimento de uma sociedade menos desigual e geram outras formas de violência.

6) Entender a presença e as ações geopolíticas e geoestratégicas dos EUA na região e, em particular, no Haiti, a partir da hegemonia direta americana (a América Central é considerada o "quintal" dos EUA).

7) Entender que a criação de uma estrutura de poder ditatorial, quando esta termina, tende a preservar determinadas alianças que dificultam a estabilidade política e as mudanças.

8) Entender que as desigualdades sociais, quando intensas, geram formas espaciais de exclusão (como as favelas) e de controle social, especialmente em espaços urbanos.

9) Comparar, preservando as diferenças, as similaridades entre o Haiti (ou Porto Príncipe, a sua capital) com o Brasil ou alguma grande cidade brasileira.

10) Compreender os interesses estratégicos do Brasil ao mandar tropas ao Haiti.

Estratégias

1) Ler o texto sobre o Haiti do site Educação.

2) Apresentar, através de mapas, o clima, relevo, vegetação, hidrografia etc. e associar com as atividades econômicas e densidade territorial (se possível).

3) Apresentar a evolução política do Haiti, particularmente o domínio da família Duvalier, a tentativa de democratização e a presença das tropas da ONU.

4) Pesquisar sobre os problemas sociais no Haiti, composição da população, urbanização, e comparar com dados do mundo e da América Central, principalmente em relação ao IDH.

5) Ouvir e analisar a música "Haiti", de Caetano Veloso e Gilberto Gil, e tecer comparações com o Brasil.

Conclusão da atividade

1) Criar um painel com imagens sobre o Haiti, apresentando seus problemas e aspectos positivos.

2) Propor a elaboração de contos, pinturas, poesias e músicas sobre o Haiti.

3) Realizar um debate, com a apresentação das poesias, músicas e outras abordagens artísticas e culturais.

Conceitos

Exclusão espacial, desigualdades sociais, cidadania, imperialismo, geopolítica, hegemonia.

Habilidades e competências

Analisar, compreender, descrever, mapear, localizar, pesquisar, resumir, questionar, propor, debater.

Ensino médio