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Ensino médio

Geografia - Hidrografia

Luiz Carlos Parejo

Hidrografia

Objetivos

1) Conhecer a hidrosfera, isto é, as diferentes formas de acúmulo de água na superfície terrestre, em aqüíferos e lençóis freáticos;

2) Compreender a dinâmica do ciclo da água;

3) Enumerar os conceitos básicos de hidrologia e hidrografia e associá-los com outros aspectos do meio ambiente, tais como: clima, relevo, vegetação e solo, entre outros;

4) Analisar como a ação antrópica (do homem) interfere nessa dinâmica e os prejuízos que ela pode causar, tanto ao meio ambiente, como à qualidade de vida da população mundial;

5) Conhecer diferentes formas do uso da água, entre elas: pesca, navegação, abastecimento, geração de energia e irrigação;

6) Apontar que a água, devido à sua grande importância, não apenas para as populações ribeirinhas, mas também para as grandes metrópoles mundiais, já provocou disputas e até guerras entre países (hidrogeopolítica).

Estratégias

1) Propor a produção de uma tabela de temperaturas dentro e fora da sala de aula. O professor deve pedir aos alunos que observem como está o tempo (nublado, chuvoso, quente, frio, úmido ou seco) durante uma determinada quantidade de dias.

Após este período, ele deve perguntar aos alunos se eles perceberam, em si mesmos, alguma reação a estas diferentes condições atmosféricas.

Feito este exercício, o professor vai explicar os conceitos de tempo atmosférico, microclima e clima e construir um gráfico com as informações obtidas pelos estudantes;

2) Apresentar um climograma, explicando como são obtidos dados sobre temperatura e precipitação;

3) Exibir um filme que enfatize a relação destes processos com a vida no planeta (exemplo: "O Dia depois de Amanhã"). Pedir aos alunos um relatório sobre o filme, com propostas de soluções para as questões apresentadas na obra;

4) Mostrar para o aluno, através de mapas (do Brasil ou do mundo), a distribuição das temperaturas e das precipitações. Associá-las com outros fatores, como altitude, latitude, correntes marítimas e vegetação;

5) Pedir aos alunos pesquisas sobre os temas discutidos na sala de aula. Exemplos: localização de determinadas produções agrícolas e suas relações com o clima; plantações de produtos típicos de um determinado clima em outras regiões, através do uso de estufas.

Conceitos

Hidrografia, bacia hidrográfica, aqüífero, lençol freático, ciclo da água, curso, potencial hidráulico e irrigação.

Habilidades e competências

Capacidade de estabelecer relações de causalidade, analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e relacionar a responsabilidade individual e coletiva (a partir da ética e do bem comum). O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a dinâmica hidrológica e as relações entre a água e outros sistemas naturais, além de sua relação com o homem.

Conclusão da atividade

1) Fazer um debate sobre as mudanças climáticas globais, valorizando os dados obtidos nas pesquisas realizadas pelos estudantes;

2) Montar uma exposição com as conclusões do debate e imagens sobre o tema.

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