Topo

Ensino médio

Geografia - Ilhas de Calor

Luiz Carlos Parejo

Ilhas de Calor

Objetivos

O aluno deverá compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Também será capaz de associar a construção/estruturação do espaço urbano com mudanças no deslocamento do ar (prédios formando corredores ou obstruindo de passagem de ar):

1) Mapear as diferenças de temperatura em diferentes partes de uma cidade;

2) Desenvolver a capacidade de pesquisa coletiva e responsabilidade individual;

3) Coletar dados e ser capaz de organizá-los para serem analisados;

4) Aprender a implantar dados sobre um mapa e analisar a distribuição espacial dos fenômenos representados;

5) Propor teorias e soluções possíveis para problemas locais;

6) Compreender que o homem, ao se relacionar com o ambiente, modificando-o, pode criar situações de desconforto ou problemas ambientais que podem prejudicar o próprio homem;

7) Perceber que o planejamento urbano deve se preocupar com a qualidade de vida coletiva e com a conservação do meio ambiente;

8) Pesquisar sobre os problemas associados à formação das ilhas de calor e propostas de redução deste impacto.

Estratégia

1) A classe poderá ser dividida em turmas devem coletar as temperaturas em determinadas horas do dia, descrever o lugar onde foram coletadas (se possível tirar fotos) é importante que todos coletem nas mesmas horas do mesmo dia (manhã, meio dia, tarde, noite). Um grupo deverá coletar em área junto ao asfalto, outro entre prédios, outro em área arborizada e, se possível, no centro e na periferia;

2) Propor a confecção de mapas (coleção de mapas) com a distribuição da temperatura em diferentes instantes do dia (um mapa para cada hora diferente);

3) Elaborar diferentes tabelas de temperatura: máximas, mínimas, amplitude térmica, variação de temperatura por localidade, etc.;

4) Pesquisar sobre o albedo;

5) Elaborar um conjunto de "opiniões/proposições" dos alunos acerca deste problema em sua localidade: causas e soluções.

Conclusão da atividade

1) Fazer uma exposição da pesquisa e apresentar as possíveis soluções;

2) Realizar um debate com as idéias propostas;

3) Propor uma votação e encaminhar as propostas mais votadas para os vereadores da cidade.

Conceitos

Ambiente urbano, crescimento urbano, dinâmica climática urbana, impactos ambientais.

Ensino médio