Topo

Ensino médio

Geografia - Localização industrial no mundo

Luiz Carlos Parejo

Localização industrial no mundo

Objetivos

O aluno deverá:

1) Conhecer as diferenças na evolução da industrialização entre os países de industrialização clássica ou original (relacionada à 1ª e 2ª Revoluções Industriais) e os países de industrialização tardia (ressaltando as diferenças entre as características da industrialização brasileira e a dos tigres asiáticos, por exemplo).

2) Localizar a distribuição das indústrias no mundo, diferenciando as indústrias de alta tecnologia (tecnopólos) e indústrias tradicionais.

3) Reconhecer que a localização da indústria está relacionada a diferentes fatores de atração como a proximidade das fontes de matéria prima (siderúrgicas), energia elétrica barata (alumínio), mão de obra barata (vestuário, calçados, etc.), proximidade com o mercado consumidor (automobilística e petroquímica), etc.

4) Reconhecer que a evolução da indústria está associada ao desenvolvimento da capacidade produtiva, avanços da ciência e tecnologia e expansão dos fatores de produção (mão-de-obra, transporte, energia, mercado consumidor, capital dinheiro, matéria-prima) da tendência de uniformização do meio técnico-científico-informacional.

5) Relacionar as mudanças da localização mundial da indústria atual à globalização (e a busca de vantagens comparativas) e a tendência de uniformização do meio técnico-científico-informacional associado à guerra fiscal.

6) Compreender como os lugares procuram atrair investimentos industriais específicos oferecendo vantagens (pesquisa científica e tecnológica, redução de impostos, obras de infra-estrutura, etc.).

7) Identificar o conflito entre crescimento industrial a partir do atual modelo hegemônico (uso de combustíveis fósseis, formação da sociedade de consumo, redução dos custos de produção industrial através da busca de países com leis ambientais brandas, etc.) e o meio ambiente.

Estratégia

1) Apresentar as características da evolução da industrialização a partir da lógica capitalista.

2) Através do mapa, localizar os principais aglomerados industriais no Mundo.

3) O aluno deverá pesquisar os temas propostos em sala de aula.

4) Assistir um filme ou documentário sobre a indústria (exemplo: "O Informante", que relata as ações da indústria do cigarro nos EUA e a sua despreocupação com a saúde dos seus consumidores).

5) Comparar os modelos de desenvolvimento industrial em diferentes partes do mundo.

6) Associar a localização industrial com problemas ambientais (exemplo: chuva ácida, inversão térmica, problemas de saúde, etc.).

Conclusão da atividade

1) Realizar um debate sobre os modelos de industrialização no mundo a partir da experiência brasileira e propor mudanças (comparar, de preferência, com o Japão, China e Tigres Asiáticos).

2) Montar um painel colocando um mapa mundi ao centro e, puxando linhas e setas, colar embalagens e/ou etiquetas (pode ser utilizada fotos ou fotocópias) de produtos industriais, indicando o lugar onde foi produzido e a localização da matriz (usar cores e símbolos diferentes para a filial e a matriz).

Conceitos

Meio técnico-científico-informacional, relação sociedade-natureza, manufatura, indústria, localização industrial, guerra dos lugares, multinacionais, globalização, neoliberalismo.

Habilidades e Competências

Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar, debater e relacionar. O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a lógica da distribuição industrial no mundo e a sua evolução.

Ensino médio