Geografia - Localização industrial no mundo
Localização industrial no mundo
Objetivos
O aluno deverá:
1) Conhecer as diferenças na evolução da industrialização entre os países de industrialização clássica ou original (relacionada à 1ª e 2ª Revoluções Industriais) e os países de industrialização tardia (ressaltando as diferenças entre as características da industrialização brasileira e a dos tigres asiáticos, por exemplo).
2) Localizar a distribuição das indústrias no mundo, diferenciando as indústrias de alta tecnologia (tecnopólos) e indústrias tradicionais.
3) Reconhecer que a localização da indústria está relacionada a diferentes fatores de atração como a proximidade das fontes de matéria prima (siderúrgicas), energia elétrica barata (alumínio), mão de obra barata (vestuário, calçados, etc.), proximidade com o mercado consumidor (automobilística e petroquímica), etc.
4) Reconhecer que a evolução da indústria está associada ao desenvolvimento da capacidade produtiva, avanços da ciência e tecnologia e expansão dos fatores de produção (mão-de-obra, transporte, energia, mercado consumidor, capital dinheiro, matéria-prima) da tendência de uniformização do meio técnico-científico-informacional.
5) Relacionar as mudanças da localização mundial da indústria atual à globalização (e a busca de vantagens comparativas) e a tendência de uniformização do meio técnico-científico-informacional associado à guerra fiscal.
6) Compreender como os lugares procuram atrair investimentos industriais específicos oferecendo vantagens (pesquisa científica e tecnológica, redução de impostos, obras de infra-estrutura, etc.).
7) Identificar o conflito entre crescimento industrial a partir do atual modelo hegemônico (uso de combustíveis fósseis, formação da sociedade de consumo, redução dos custos de produção industrial através da busca de países com leis ambientais brandas, etc.) e o meio ambiente.
Estratégia
1) Apresentar as características da evolução da industrialização a partir da lógica capitalista.
2) Através do mapa, localizar os principais aglomerados industriais no Mundo.
3) O aluno deverá pesquisar os temas propostos em sala de aula.
4) Assistir um filme ou documentário sobre a indústria (exemplo: "O Informante", que relata as ações da indústria do cigarro nos EUA e a sua despreocupação com a saúde dos seus consumidores).
5) Comparar os modelos de desenvolvimento industrial em diferentes partes do mundo.
6) Associar a localização industrial com problemas ambientais (exemplo: chuva ácida, inversão térmica, problemas de saúde, etc.).
Conclusão da atividade
1) Realizar um debate sobre os modelos de industrialização no mundo a partir da experiência brasileira e propor mudanças (comparar, de preferência, com o Japão, China e Tigres Asiáticos).
2) Montar um painel colocando um mapa mundi ao centro e, puxando linhas e setas, colar embalagens e/ou etiquetas (pode ser utilizada fotos ou fotocópias) de produtos industriais, indicando o lugar onde foi produzido e a localização da matriz (usar cores e símbolos diferentes para a filial e a matriz).
Conceitos
Meio técnico-científico-informacional, relação sociedade-natureza, manufatura, indústria, localização industrial, guerra dos lugares, multinacionais, globalização, neoliberalismo.
Habilidades e Competências
Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar, debater e relacionar. O aluno deverá ser capaz de entender/explicar a lógica da distribuição industrial no mundo e a sua evolução.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.