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Ensino médio

Geografia - Pecuária

Luiz Carlos Parejo

Pecuária

Objetivos

1) Conhecer as diferenças na evolução da pecuária nos países desenvolvidos e na pecuária brasileira e localizar as grandes áreas de pecuária no mundo, diferenciando o uso da ciência e da tecnologia na criação de rebanhos;

2) Reconhecer que a evolução atual da pecuária está associada ao desenvolvimento da capacidade produtiva, à grande necessidade de consumo mundial e aos avanços específicos da pesquisa em genética animal;

3) Relacionar as mudanças da pecuária mundial à globalização e à tendência de uniformização do meio técnico-científico-informacional. Associar a estes fatores a grande competição pelos mercados e o aparecimento de doenças que ultrapassam as fronteiras nacionais (febre aftosa, gripe aviária e o mal da vaca louca);

4) Compreender como a pecuária influi no meio ambiente e quais os impactos causados por essa atividade.

Estratégias

1) Confeccionar um mapa com as principais áreas de criação no Brasil e no mundo;

2) Realizar uma pesquisa na internet e utilizando bibliografia indicada pelo professor a respeito dos temas propostos em aula;

3) Preparar uma exposição oral comparando os modelos de produção pecuária em diferentes partes do mundo (os alunos podem se organizar em grupos, tratando de diferentes áreas geográficas e utilizando mapas, imagens, PowerPoint e outros recursos audiovisuais);

4) Confeccionar um painel associando a pecuária a problemas ambientais (por exemplo, contaminação da água, solo, problemas de saúde relacionados ao consumo, doenças epidêmicas na pecuária);

5) Realizar um debate, em sala, acerca do uso de clones e hormônios do crescimento, cruzamentos que geram novos "produtos" (como o frango com o peito maior - Chester e Fiesta) e outros impactos das novas tecnologias de aceleração do crescimento e "melhoria" do produto.

Comentários e sugestões

1) Numa atividade interdisciplinar entre os professores de Matemática e Ciências, podem ser elaborados gráficos para representar o crescimento da produção de carne e leite, a contaminação ambiental e os impactos na biodiversidade;

2) Juntamente com a área de Português, é possível criar uma cartilha com informações sobre o modo de evitar o desperdício de alimentos e incentivar a reciclagem de orgânicos;

3) Avaliar a importância dos alimentos de origem animal e seu consumo como parte da cultura regional: o churrasco no Rio Grande do Sul, a feitura da carne do porco, as galinhadas em família e as festas pecuaristas como a do peão e boiadeiro;

4) Fazer um levantamento sobre o papel da carne na alimentação dos alunos, pesquisar as carnes mais consumidas e fazer um levantamento acerca da área de produção (perguntar aos responsáveis pelo açougue, supermercado ou granja).

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