História do Brasil - Açúcar e biocombustíveis
Açúcar e biocombustíveis
Introdução
Um dos temas recorrentes na atualidade é o uso de biocombustíveis, também conhecidos como combustíveis variáveis. Para que os estudos sobre esse tema tenham profundidade é importante que os alunos conheçam as raízes históricas do uso da cana-de-açúcar no país. Assim, perceberão que questões contemporâneas se relacionam com ações de sujeitos históricos do passado - e que a cana-de-açúcar também sustentou a economia em outras épocas da história brasileira.
Objetivos
1. Conhecer a importância da cana-de-açúcar no Brasil.
2. Conhecer o conceito de monocultura e suas implicações práticas no país.
3. Identificação da estrutura dos engenhos de açúcar e da exploração da mão-de-obra escrava.
4. Análise comparativa do uso da cana-de-açúcar no passado e no presente.
5. Analisar os limites entre literatura e história.
Estratégias
1. Leve à sala de aula reportagens sobre o uso de biocombustíveis. Faça o exercício de leitura de um desses documentos. Escolha um texto que forneça várias informações, de maneira a facilitar a leitura dos outros textos. É importante que os alunos façam perguntas, colaborando, dessa forma, para o processo de construção do conhecimento.
2. Divida a classe em grupos e distribua as reportagens. Os textos devem tratar de diferentes questões: plantio da cana-de-açúcar, exploração da mão-de-obra, produção de biocombustíveis, etc. Deixe que os alunos leiam o material. Depois, devem apresentar pequenas sínteses à turma.
3. Lance algumas perguntas à classe: Quando a cana-de-açúcar foi trazida para o Brasil? Quem trabalhava na sua produção? Quem se beneficiava dessa produção? Ao mesmo tempo, avalie os conhecimentos que a classe tem sobre o assunto.
4. Fale sobre a exploração da cana-de-açúcar no país, comparando o passado e o presente. Valorize questões como: funcionamento dos engenhos; exploração dos escravos e formas atuais de trabalho; sistema de monocultura e características do agronegócio; etc.
Atividades
1. Apresente trechos do romance Menino de engenho, de José Lins do Rego. De preferência, trechos que enfoquem as relações sociais em um engenho de açúcar. Ouça as impressões dos alunos, mas não se esqueça de esclarecer sobre: momento histórico ao qual a obra se refere, contrastes entre urbano e rural, relações econômicas, relações de poder, preconceitos, etc. É fundamental que os alunos percebam as diferenças entre ficção e realidade.
2. Peça que os alunos pesquisem notícias e reportagens sobre os efeitos econômicos e sociais da produção de biocombustíveis. Depois, divida-os em equipes e peça que produzam uma história em quadrinhos, na qual os principais problemas sejam enfocados. É importante sugerir a presença de personagens preocupados com questões ambientais, por exemplo. Depois, os grupos devem apresentar as histórias e deixá-las expostas no mural da classe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.