Topo

Ensino médio

História do Brasil - Conhecendo São Paulo

Conhecendo São Paulo

Objetivos

As atividades sugeridas a seguir têm por objetivo explorar aspectos da cidade de São Paulo, de um ponto de vista histórico. A cidade de São Paulo - por sua importância econômica, cultural e social - constitui um patrimônio para todos os brasileiros, e não apenas para os que nela vivem.

Para os alunos que estudam em São Paulo, as atividades podem fazer parte de um projeto mais abrangente, envolvendo visitas a marcos históricos e a museus como o Museu Anchieta ou o Museu Paulista. Para os demais estudantes, a pesquisa se dará por meio da Internet e da biblioteca.

Ponto de Partida

Vários sites na Internet têm a cidade de São Paulo como tema, trazendo informação histórica, documentação e material iconográfico. Uma boa indicação é o excelente Almanaque Folha Especial SP 450.

Estratégias

A critério do professor, e de acordo com o planejamento pedagógico da escola, sugerimos três possibilidades de trabalho:

1) A cidade de São Paulo - transformações

Trata-se da elaboração de um questionário, com informações históricas sobre a cidade de São Paulo desde seu surgimento. As perguntas podem ser elaboradas pelo professor ou pelos próprios alunos, a partir da pesquisa histórica realizada. Alguns exemplos:

a) Em que ano a Câmara Municipal proibiu que os brancos escravizassem os índios?

b) O que foi o Colégio dos Jesuítas? Em que ano foi fundado?

c) A localização de São Paulo foi considerada privilegiada, descrita como "uma colina alta e plana, cercada por dois rios". Que rios eram esses? Desenhe um esboço da primeira vila de São Paulo.

d) O Jardim da Luz foi o primeiro jardim público da cidade. Como era então? Como é hoje?

e) O que representou a fundação da Academia de Direito no Largo São Francisco?

f) De que época é a criação do Viaduto do Chá?

2) Os bairros de São Paulo

A classe é dividida em grupos e cada grupo será responsável pela pesquisa sobre um bairro de São Paulo, do ponto de vista de seu desenvolvimento histórico. O resultado pode ser materializado numa espécie de álbum, com textos, impressos, recortes, desenhos, fotos, além de dados estatísticos. Sugestão de bairros interessantes:

a) Sé;

b) Liberdade;

c) Bom Retiro;

d) Brás.

3) Aspectos característicos de São Paulo

Novamente os alunos podem se organizar em grupo e escolher um tema de seu interesse. Os temas sugeridos abaixo permitem trabalhar a história da cidade a partir de eixos complementares. Cada um deles tratará de um aspecto característico da cidade, entre eles esporte, cultura, lazer, entretenimento e urbanização.

a) seus clubes de futebol;

b) sua gastronomia;

c) seus teatros e museus;

d) sua arquitetura.

Sugestões

As atividades indicadas podem ser ampliadas, combinadas ou integradas num projeto mais extenso, a critério do professor. É possível também integrar essas atividades num projeto multidisciplinar, com os professores de geografia, filosofia, educação física, artes e português.

Ensino médio