PUBLICIDADE
Topo

Ensino médio

História do Brasil - Guerra de Canudos

Guerra de Canudos

Ponto de partida

Leitura do texto Guerra de Canudos: a República se impõe ao sertão a ferro e fogo.

Objetivos

1) Conhecer as causas gerais e as imediatas do confronto em Canudos;

2) Entender os motivos da intervenção do Governo, bem como reconhecer os excessos dessa intervenção;

3) Conhecer a seqüência dos conflitos;

4) Refletir sobre o abandono do sertão nordestino por parte das autoridades governamentais da República velha e discutir em que sentido esse abandono, hoje, faz ou não parte do passado.

Comentário

A guerra de Canudos é um episódio muito significativo da história do Brasil: as populações de uma região de poucos recursos naturais é abandonada a sua própria sorte. Quando esta mesma população se organiza para resolver seu problema passa a ser vista como uma ameaça ao Estado.

Estratégias

1) Dividir inicialmente a classe em três equipes e propor que cada uma delas levante a história de Canudos, seguindo o percurso trilhado por Euclides da Cunha em "Os Sertões":

a) A terra: Caracterizar geograficamente a região onde ocorreu o conflito. Como era a região à época? Como é a região hoje?

b) O homem: pesquisar a cultura, lato senso, do sertão nordestino, levantando aspectos tais como o coronelismo, o cangaço, a religiosidade popular, a literatura de cordel, etc.

c) A luta: essa equipe pode se subdividir em quatro, cada uma das quais se dedicaria a narrar com o maior número de pormenores possível as quatro campanhas militares. Seria interessante levantar mapas da Bahia e da região de Canudos, assinalando nos mapas os locais onde se deram os confrontos, a marcha das colunas.

2) O professor pode completar a pesquisa dos alunos fazendo uma exposição sobre o Brasil da época, em que o eixo econômico estava no Sudeste, em função da economia cafeeira. Quanto ao Nordeste, enquanto o litoral e o agreste ainda conheciam algum desenvolvimento, como era a vida social no sertão? Destacar o caráter litorâneo do desenvolvimento econômico brasileiro.

Debate

Vale a pena discutir particularmente:

  • Qual o motivo da repressão violentíssima das autoridades governamentais?
  • Qual o motivo da resistência obstinada da população de Canudos?

 

Dicas e sugestões

Com todas as restrições que possam ser feitas ao filme "Guerra de Canudos", de Sérgio Resende, vale a pena fazer os alunos assisti-lo (ele se encontra em DVD), para motivá-los e levá-los a visualizar o panorama histórico.


Existem diversos livros paradidáticos sobre o tema que podem servir de base à pesquisa dos alunos.

Ensino médio