Topo

Ensino médio

História do Brasil - Monções

Érica Alves Cavalcante

Monções

Introdução

Durante os estudos sobre a expansão da exploração do ouro no Brasil, é importante conhecer como as monções garantiam o transporte de pessoas e bens para as regiões cada vez mais afastadas dos principais centros urbanos.

Objetivos

1. Definir o que eram as monções.

2. Conhecer a importância das monções para a comunicação e o abastecimento entre as capitanias brasileiras.

3. Identificar a importância econômica dos meios de transporte: análise comparativa entre passado e presente.

Estratégias

1. Leve à sala de aula imagens que representem os meios de transporte usados na atualidade. Depois de fixá-las na lousa, pergunte aos alunos por que e como esses meios de transportes são importantes para a economia nacional. As respostas da classe nortearão o estudo das monções.

2. Depois de analisar diferentes aspectos da exploração do ouro no Brasil, entre eles a escravidão, pergunte aos alunos como imaginam que o transporte do ouro extraído acontecia. Apresente, então, o que foram as monções. Por fim, estabeleça comparações entre as dificuldades de locomoção no presente e no passado.

Atividades

1. Divida a turma em grupos de 5. Metade das equipes deverá escrever, ensaiar e representar uma pequena encenação, na qual a importância das monções possa ser observada. A outra metade deve escrever, ensaiar e apresentar paródias que expliquem o momento histórico estudado.

2. Durante as apresentações dos alunos, registre os aspectos mais importantes levantados pelas equipes. Após todos os grupos apresentarem suas produções, construa um mapa conceitual que retome o conteúdo, mas faça-o de maneira que essa revisão seja fruto do trabalho dos alunos.

Ensino médio