Topo

Ensino médio

História do Brasil - Movimentos messiânicos

Érica Alves da Silva

Movimentos messiânicos

Introdução

Vistos por alguns estudiosos como movimentos revolucionários - e por outros como utopias sociais -, os movimentos messiânicos que se ocorreram no Brasil podem ser usados como caminhos para o estudo das relações entre certos grupos sociais, seus líderes e as oligarquias locais.

Há vários movimentos messiânicos na história brasileira, com características específicas: a Guerra de Canudos, a Guerra do Contestado, a formação da Comunidade de Pau de Colher, entre outros.

Objetivos

1. Conhecer o que a historiografia denomina de "messianismo".

2. Conhecer os diferentes grupos messiânicos e suas especificidades.

Estratégias

1. Coloque na lousa o termo "messianismo" e faça com os alunos uma "tempestade de idéias", ou seja, cada um diz o que entende por messianismo e o professor registra na lousa.

2. Depois, procure definições em dicionários e registre-as no quadro.

3. Lance à classe perguntas problematizadoras: "Vocês sabem em que época da história brasileira aconteceram movimentos messiânicos? Alguém sabe citar o nome de algum movimento messiânico?" Com essas questões, será possível conhecer o que os alunos sabem.

4. Partindo das colocações dos alunos, conduza a explanação. Apresente o contexto social dos principais movimentos messiânicos, como eles se estruturaram e, também, como terminaram.

5. Faça algumas perguntas sobre o tema e peça que os alunos respondam por escrito. Depois, faça uma correção coletiva.

Atividades

1. Distribua textos sobre os diferentes movimentos messiânicos aos alunos dispostos em grupos. Cada grupo deve estudar um movimento e organizar uma encenação, expondo os fatos à turma.

2. Determine o tempo de duração das apresentações. Depois de cada apresentação, um representante do grupo explica um pouco mais sobre o movimento messiânico estudado, apresentando uma ficha técnica do movimento: período, principal representante, local, etc.

Ensino médio