Topo

Ensino médio

História do Brasil - Museu e história

Érica Alves da Silva

Museu e história

Introdução

Em diversas situações, o professor de história leva seus alunos a museus, nos quais é possível aprofundar uma série de temas debatidos em sala de aula. Sua preocupação não se resume, porém, apenas ao conteúdo em estudo.

O professor deve também valorizar esse tipo de visita, já que no Brasil não existe grande reconhecimento da relevância dos museus como instrumentos didáticos. É importante enfatizar toda a complexidade que envolve a construção de um espaço como esse.

Para os alunos terem especial interesse em conhecer os museus é importante que desvendem mais do que as peças neles encontradas. Devem compreender suas relações, as razões de suas escolhas, enfim, analisar a sua complexidade.

Objetivos

1) Reconhecimento dos problemas que envolvem a construção de um museu.

2) Percepção do uso do passado para legitimação de aspectos da cultura de um povo.

3) Percepção dos embates de memórias: escolhas na construção de um acervo.

Estratégias

1) Sem que seus alunos saibam para que serão usados os materiais pedidos na aula, peça que tragam três objetos que escolheriam para contar a história de sua família. Objetos que possibilitariam rememorar fatos que consideram importantes.

2) Em sala, peça que escrevam um pequeno relato sistematizando a história de sua família usando os objetos que foram trazidos.

3) Depois de formulados os relatos, peça que alguns alunos contem a seus colegas os relatos que produziram e usem os objetos para retomar suas histórias.

4) Durante as apresentações dos alunos, faça perguntas como: "Você escolheu fatos para serem contados e considera que outros fatos também importantes deixaram de ser contados?", "Você acha que todos em sua família têm estes momentos na memória?", "Acha que eles marcaram outros membros da sua família tanto quanto você?", "Depois que terminou de escrever este relato, lembrou de algo considerado importante que não foi relatado?".

5) Depois disso, explicite que o tema da aula é a relação entre museu e história. Pergunte se os alunos conseguem relacionar as atividades com o que sabem sobre um museu. A partir de suas respostas, apresente os objetivos da aula e trabalhe cada um deles com as informações fornecidas pelos alunos que apresentaram seus relatos. Mostre que um museu serve para buscar respostas a questões do presente, assim como os fatos históricos estudados em história. Deixe claro que ele não é, como muitos pensam, um local onde se guardam "coisas velhas".

6) Por fim, traga materiais sobre o museu que visitarão e comente alguns aspectos fundamentais para a temática em análise. Faça a apresentação refletindo sobre os aspectos que foram escolhidos para serem evidenciados e os que não foram. Não desvende muitos aspectos do museu, deixe que os alunos façam suas descobertas. Se julgar necessário, dê indicações para que algumas peças ou espaços sejam observados com mais atenção.

Atividades

1) Peça que os alunos façam com seus familiares a mesma atividade desenvolvida em sala. Ou seja, que três objetos sejam escolhidos e que os parentes contem a história da família a partir deles.

2) Peça que anotem se os objetos escolhidos foram comuns ou diferentes, se algum fato apareceu em mais de um relato, se algum fato foi visto de maneira diferente, enfim, que comparem seus relatos pessoais com os dos familiares. Tal comparação deve ser retomada em sala de aula para que apresentem suas descobertas. Além disso, os alunos devem explicar aos familiares (depois da atividade ser realizada) o que estão estudando e qual o sentido da pesquisa. Deste modo, a família se envolve e pode aprofundar as análises com os alunos.

Sugestões

Este tipo de estudo pode servir para a compreensão de qualquer museu e também para a análise do tratamento de seus acervos. Este trabalho pode ser efetuado depois de uma visita. Entretanto, se for desenvolvido antes dos estudos no museu, os alunos podem se interessar ainda mais pela experiência. Além disso, suas pesquisas sobre o museu em análise podem parecer ainda mais significativas.

Talvez o museu a ser visitado não demonstre tamanha preocupação com os aspectos estudados. Isso não é prejudicial ao trabalho; ao contrário, possibilita a reflexão sobre a preservação do patrimônio histórico no Brasil.

Ensino médio