História geral - Criança pré-histórica
Criança pré-histórica
Ponto de partida
Ler o texto Uma criança moderna, nascida há 160 mil anos.
Objetivos
1) Compreender que as teorias e hipóteses sobre a origem da humanidade são constantemente reformuladas com base em novos estudos e na descoberta de novos indícios de atividade humana no passado.
2) Constatar que a ciência tem seus limites, pois ela avança e recua em suas pesquisas, de acordo com as novas descobertas arqueológicas.
3) Perceber a importância de se identificarem os vestígios mais comuns estudados pelos pesquisadores: fósseis, objetos de uso cotidiano, etc.
Estratégias
1) Realizar a leitura do texto, seguindo a divisão dos subtítulos. O professor poderá escolher alguns alunos para realizar a leitura em voz alta, enquanto os demais acompanham em silêncio.
2) Se os alunos ainda não conhecem o tema, vale a pena levar para a sala de aula um mapa conceitual, com imagens, a fim de estabelecer comparações com o texto escrito.
3) É preciso também levar para a sala de aula o mapa-múndi, a fim de localizar as várias regiões mencionadas no texto. Assim, os alunos terão maior clareza sobre onde uma determinada espécie teria se originado. Vale a pena lembrá-los de que o conhecimento sobre a origem da humanidade se desenvolve a partir de hipóteses, as quais estão em constante processo de pesquisa, para confirmação ou refutação.
4) Seria interessante que cada aluno tivesse uma cópia do mapa-múndi, na qual ele pudesse localizar as regiões e sinalizá-las com lápis de cor. Peça para os alunos escreverem um título para o mapa e não se esquecerem de fazer a legenda.
5) Apresente uma Linha do Tempo da Pré-história e peça para os alunos destacarem, com lápis de cor, o período em que a criança de Jebel Irhoud viveu.
6) Peça para eles identificarem no texto as várias técnicas utilizadas pelos pesquisadores na datação do fóssil e na determinação da sua idade ao morrer.
7) Conclua o estudo perguntando qual o objetivo dessa pesquisa liderada pela cientista Tanya Smith e qual a importância desses estudos para nós.
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