História geral - Mesopotâmia: ontem e hoje
Mesopotâmia: ontem e hoje
Introdução
O estudo da história da Mesopotâmia permite que os alunos entendam o motivo de essa região ser tão importante no mundo antigo. Comece com a análise de aspectos sobre a história do Iraque atual e a destruição de sítios arqueológicos durante a guerra.
Objetivos
1. Compreender os conceitos de nomadismo e sedentarismo.
2. Conhecer a importância dos rios Tigre e Eufrates para os povos que viveram na região.
3. Conhecer as diversas invasões sofridas pela Mesopotâmia - um dos principais fatores para não se estabelecer ali um império unificado e duradouro.
Estratégias
1. Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre o Iraque e registre na lousa as informações. Na sequência, solicite que apresentem o que sabem sobre essa região no passado, antes da era cristã. Utilize os dados para iniciar uma breve explanação.
2. Escreva na lousa os significados de nomadismo e sedentarismo - e explique aos alunos como a existência dos vales inundáveis do Tigre e do Eufrates foi importante para a ocupação da região por diferentes povos.
3. Solicite que leiam individualmente o texto "Mesopotâmia: evolução econômica, política e militar". Depois da leitura, escreva na lousa a palavra "Mesopotâmia" e peça que os alunos digam palavras que sintetizem o que aprenderam. Faça, assim, uma "tempestade de ideias". Cada aluno que apresentar uma palavra deve explicar o sentido de sua proposta, permitindo, assim, que você avalie quais aspectos do tema já são de domínio da turma.
Atividades
1. Explique aos alunos o que é um sítio arqueológico e qual sua importância para o conhecimento do passado. Utilize imagens sobre pesquisas arqueológicas, a fim de que a classe possa visualizar o tema.
2. Leve à sala de aula textos ou reportagens sobre a destruição dos sítios arqueológicos no território iraquiano. Faça uma leitura coletiva, chamando atenção para os fatores que têm gerado tal destruição - e quais suas consequências.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.