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Ensino médio

História geral - Território em disputa: passado e presente

Luciane Cristina Miranda de Jesus

Território em disputa: passado e presente

Introdução

Trazer à tona questões que dizem respeito ao Oriente Médio, sobretudo aos israelenses e palestinos, é promover a confrontação de diferentes pontos de vista e das justificativas apontadas pelos dois povos. Atualmente, as informações veiculadas nos noticiários, referentes à hostilidade na região, são notas curtas e breves. Por causa dessa rapidez, é comum tratarmos o assunto com certa superficialidade. Cabe ao historiador, juntamente com seus alunos, buscar respostas no passado para entender os conflitos do presente.

Objetivos

1) Incentivar a familiarização com fontes cartográficas, interpretando as informações, localizando e identificando as regiões de conflito e os territórios disputados;

2) Aprimorar a habilidade de interpretar gêneros textuais distintos;

3) Discutir o contexto da consolidação do Estado de Israel em território já ocupado pelos palestinos;

4) Desenvolver postura crítica e consciente com relação ao conflito árabe-israelense.

Ponto de partida

Ler os textos Israel: entender questão do Oriente Médio exige conhecer história dos judeus e Oriente Médio/Conflito árabe-israelense: a origem dos problemas entre os povos é milenar.

Estratégias

1) Solicite aos alunos que separem notícias recentes de jornais e revistas sobre a situação entre palestinos e israelenses. Peça a eles que colem cada uma das notícias em papel sulfite, separadamente, e extraiam informações do texto. Ensine-os a organizar um registro, destacando: nome do jornal ou da revista, data de publicação, período histórico abordado e assunto discutido.

Ao selecionar as notícias, solicite aos alunos que prestem atenção naquelas que contenham informações sobre as origens históricas do conflito. A notícia é um tipo de gênero textual que trabalha com questões do presente, muitas vezes sem estabelecer elos com o passado. É provável que os alunos não encontrem textos que tragam as duas noções de tempo histórico: presente e passado. Caso a pesquisa de algum aluno encontre notícias que contenham essas noções, peça que ele apresente para a sala de aula.

Uma das intenções desse exercício é fazer com que o aluno perceba que cada gênero textual tem suas marcas. As notícias de jornal, por exemplo, trabalham principalmente com a contemporaneidade dos fatos.

2) O passo seguinte é mostrar outro tipo de gênero textual para os alunos. Apresente os textos "Israel: entender questão do Oriente Médio exige conhecer história dos judeus" e "Oriente Médio/Conflito árabe-israelense: a origem dos problemas entre os povos é milenar". O professor deverá realizar a leitura destes textos em voz alta, esclarecendo as dúvidas que surgirem durante a leitura. É interessante, também, que o professor interrompa a leitura de vez em quando para fazer apontamentos mais específicos. Pode destacar, por exemplo, a questão da existência de duas religiões distintas - Judaísmo e Islamismo - e como elas são usadas para justificar ações políticas e militares.

3) O terceiro passo para o entendimento do assunto é trabalhar interdisciplinarmente com a Geografia. Lembre-os de que a luta entre israelenses e países membros da Liga Árabe começou após 1948, e mostre mapas antigos e novos da região dos conflitos; seu uso é imprescindível. Eles servirão para situar as regiões conflituosas, e também para mostrar que o traçado das fronteiras é passível de mudanças: pode variar de acordo com o processo de ocupação ou de organização em dado momento histórico.

É importante levar para a sala de aula mapas de diferentes épocas (quando houver possibilidade) que representem os lugares que estão sendo estudados. Assim, os alunos não dissociam tempo e espaço.

4) Percorridas as etapas anteriores, proponha que a classe seja divida em dois grupos, representando palestinos e israelenses. Cada grupo deverá expor, em voz alta, as razões pelas quais consideram que o território em disputa seja seu. A exposição deve abordar o contexto histórico que permeou o início dos conflitos, bem como apresentar soluções para um acordo de paz. Os alunos devem demonstrar que, sem uso da violência, é possível resolver essa problemática milenar.

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