Topo

Ensino médio

História geral - Unificação italiana

Érica Alves Cavalcante

Unificação italiana

Introdução

Estudar o processo de unificação da Itália possibilita conhecer os interesses dos grupos sociais que concebiam distintos projetos para tal unificação. Esse estudo também é importante para se conhecer o papel da Itália durante o século 20, em especial no que se refere à Primeira Guerra Mundial.

Objetivos

1. Conhecer o conceito de unificação.

2. Debater sobre os interesses da burguesia e da nobreza no sentido de afastar os camponeses do processo de unificação.

3. Conhecer as dificuldades para a criação de um Estado nacional italiano, devido à multiplicidade de dialetos e culturas.

Estratégias

1. Esclareça para os alunos o conceito de unificação. Demonstre, com mapas, como era a Itália antes da unificação. Saliente a importância do Congresso de Viena (1815). Discuta sobre a existência de várias culturas e dialetos.

2. Divida a sala em grupos. Cada um representará um dos grupos existentes no período que antecedeu a unificação italiana. É importante que fique claro quais os interesses de cada grupo na criação de um Estado nacional.

3. Depois de apresentar os diferentes interesses dos grupos sociais envolvidos no processo de unificação, faça uma explanação sobre o fato. É importante que ela seja realizada na forma de um diálogo: à medida que o professor fala sobre os acontecimentos, os grupos respondem a perguntas. Dessa maneira, os alunos poderão refletir sobre as alianças entre a burguesia e a nobreza latifundiária.

Atividades

1. Solicite que os alunos pesquisem sobre a unificação italiana e estabeleçam relações entre as mudanças que ocorriam na Itália e a vinda de imigrantes para o Brasil. Analise com eles alguns dados estatísticos sobre a chegada dos italianos no Brasil.

Sugestões

Para obter informações sobre a chegada dos italianos no Brasil, os alunos podem ser orientados a pesquisar no site do Memorial do Imigrante/SP.

Ensino médio